dc.description.abstract |
Este trabalho tem como proposta a utilização de jogos matemáticos no ensino médio, tendo em vista a grande dificuldade encontrada pelos professores de Matemática para inovar em sala de aula, em especial no ensino médio, o que vem sendo uma grande preocupação para a comunidade educacional. Dessa forma, o objetivo geral é estimular a aprendizagem dos conteúdos já estudados a partir da utilização de jogos matemáticos, de maneira significativa, por alunos do ensino médio. Além disso, exaltamos a importância da inovação em sala de aula. Portanto, trazemos aqui um pouco da discussão acerca deste assunto e a aplicação de dois jogos matemáticos: os jogos “Qual é a matriz?” e “Formando PA”. Trata-se de dois jogos de conhecimento de minha autoria em que os alunos desenvolvem sua própria atividade jogando e testando seus conhecimentos. Estes jogos foram aplicados na Escola Estadual João da Silva Monteiro, em uma turma do 2° ano e em duas turmas do 1° ano, nas quais foram ministradas aulas expositivas com os alunos no primeiro momento, e depois foram aplicados os jogos. Os alunos testaram seus conhecimentos, construindo sua própria atividade de forma lúdica. Foi possível fazer associações do conteúdo estudado com o cotidiano, testar conhecimentos e gerenciar a própria atividade. Assim, foi favorecida uma maior interação entre alunos e professor, melhorando a compreensão e abrindo espaço para a construção do conhecimento. |
pt_BR |