UEPB - Repositório Digital

Jogos matemáticos no Ensino Médio: Um estímulo à aprendizagem matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Edinalva Ferreira
dc.date.accessioned 2018-12-18T18:43:33Z
dc.date.available 2018-12-18T18:43:33Z
dc.date.issued 2017-08-09
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17972
dc.description GOMES, E. F. Jogos matemáticos no Ensino Médio: Um estímulo à aprendizagem matemática. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como proposta a utilização de jogos matemáticos no ensino médio, tendo em vista a grande dificuldade encontrada pelos professores de Matemática para inovar em sala de aula, em especial no ensino médio, o que vem sendo uma grande preocupação para a comunidade educacional. Dessa forma, o objetivo geral é estimular a aprendizagem dos conteúdos já estudados a partir da utilização de jogos matemáticos, de maneira significativa, por alunos do ensino médio. Além disso, exaltamos a importância da inovação em sala de aula. Portanto, trazemos aqui um pouco da discussão acerca deste assunto e a aplicação de dois jogos matemáticos: os jogos “Qual é a matriz?” e “Formando PA”. Trata-se de dois jogos de conhecimento de minha autoria em que os alunos desenvolvem sua própria atividade jogando e testando seus conhecimentos. Estes jogos foram aplicados na Escola Estadual João da Silva Monteiro, em uma turma do 2° ano e em duas turmas do 1° ano, nas quais foram ministradas aulas expositivas com os alunos no primeiro momento, e depois foram aplicados os jogos. Os alunos testaram seus conhecimentos, construindo sua própria atividade de forma lúdica. Foi possível fazer associações do conteúdo estudado com o cotidiano, testar conhecimentos e gerenciar a própria atividade. Assim, foi favorecida uma maior interação entre alunos e professor, melhorando a compreensão e abrindo espaço para a construção do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvânio de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Matriz pt_BR
dc.subject Progressão aritmética pt_BR
dc.title Jogos matemáticos no Ensino Médio: Um estímulo à aprendizagem matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta