Resumo:
Este artigo discute o processo de alfabetização no Pacto Nacional de Alfabetização
na Idade Certa (PNAIC) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A
alfabetização pode ser entendida como a base da escolarização dos sujeitos, a porta
de acesso dos alunos ao mundo da escrita. Durante algum tempo foi dimensionada
no sentido restrito da palavra, ganhando mais espaço para discussão com a
publicação de autores que buscavam compreender esse complexo processo como
Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, dentre outros. Analisa-se algumas
proposições do PNAIC e da BNCC, ambos documentos norteadores que orientam o
fazer da educação brasileira, no que se refere ao processo de alfabetização.
Debruça-se sobre as perspectivas que tais documentos apresentam. Traz como
reflexão o resultado da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), utilizado para
averiguar o nível de aprendizagem de crianças do 3º ano do ensino fundamental,
sob o argumento da efetiva melhoria na educação brasileira. Trata-se de pesquisa
documental e os dados revelam a necessidade de pensar o processo em tela e
buscar alternativas para o alcance da apreensão da leitura e escrita autônomas de
crianças no início do ensino fundamental.
Descrição:
RIBEIRO, L. P. Alfabetização sob a perspectiva do PNAIC e da BNCC. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.