UEPB - Repositório Digital

As libras e as contribuições para a inclusão dos surdos nas aulas de Geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alexsandro Ramos da
dc.date.accessioned 2018-12-20T10:54:03Z
dc.date.available 2018-12-20T10:54:03Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.912 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18088
dc.description SILVA, A. R. da. As libras e as contribuições para a inclusão dos surdos nas aulas de Geografia. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo estudar a relevância da Libras na inclusão do surdo em sala de aula, mas particularmente nas aulas de geografia. Apresentar a relevância da Libras na inclusão do surdo em sala de aula, compreender a relevância da língua de sinais nas aulas de geografia; Observar a metodologia do professor de geografia para o aluno surdo. A metodologia de pesquisa utilizada foi um estudo de caso, que é um método de pesquisa qualitativa, com o uso de aplicação de questionário como forma de coletar dados, relacionada na concepção da teoria de diversos autores que falam sobre essa temática de pesquisa como: Richardson (1999),Trivinos(1987), Quadros(1997), Brito (1993), Moura(1996), Goldfelf (2002), Streiechen (2012), Strobel (2009). No presente artigo é visto as análises teóricas em diversos trabalhos que indagam esse tema, abordando questões da inclusão. Sendo assim, resta-nos mais empenho, aceitação e dedicação para mudar esse modelo que vemos ainda em tempos presentes, chegando então a quebrar os paradigmas atuais e ir além, eliminando as possíveis barreiras e dificuldades que podem ser encontradas sobre a inclusão do surdo nas aulas de geografia através da Libras. Conclui-se que ainda há uma grande dificuldade do professor de geografia para dar aulas aos alunos surdos, sendo necessário a presença do intérprete de Libras, já que o professor não tem nenhuma formação para lidar com os alunos surdos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aula de Geografia pt_BR
dc.subject Aluno Surdo pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.title As libras e as contribuições para a inclusão dos surdos nas aulas de Geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta