dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo estudar a relevância da Libras na inclusão do
surdo em sala de aula, mas particularmente nas aulas de geografia. Apresentar a
relevância da Libras na inclusão do surdo em sala de aula, compreender a
relevância da língua de sinais nas aulas de geografia; Observar a metodologia do
professor de geografia para o aluno surdo. A metodologia de pesquisa utilizada foi
um estudo de caso, que é um método de pesquisa qualitativa, com o uso de
aplicação de questionário como forma de coletar dados, relacionada na concepção
da teoria de diversos autores que falam sobre essa temática de pesquisa como:
Richardson (1999),Trivinos(1987), Quadros(1997), Brito (1993), Moura(1996),
Goldfelf (2002), Streiechen (2012), Strobel (2009). No presente artigo é visto as
análises teóricas em diversos trabalhos que indagam esse tema, abordando
questões da inclusão. Sendo assim, resta-nos mais empenho, aceitação e
dedicação para mudar esse modelo que vemos ainda em tempos presentes,
chegando então a quebrar os paradigmas atuais e ir além, eliminando as possíveis
barreiras e dificuldades que podem ser encontradas sobre a inclusão do surdo nas
aulas de geografia através da Libras. Conclui-se que ainda há uma grande
dificuldade do professor de geografia para dar aulas aos alunos surdos, sendo
necessário a presença do intérprete de Libras, já que o professor não tem nenhuma
formação para lidar com os alunos surdos. |
pt_BR |