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A alfabetização tem sido um tema frequentemente abordado, principalmente pelos profissionais de educação. Considerando a relevância de se discutir acerca dos desafios relativas à alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva-se neste trabalho compreender como se dá o ensino e a prática da alfabetização, sob a perspectiva do professor alfabetizador, a partir de uma reflexão acerca das concepções de alfabetização e dos desafios de alfabetizar, com duas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e da rede privada. No que se refere aos objetivos específicos, iremos identificar as concepções que permeiam o processo de alfabetização, analisar as como se dá a compreensão do professor alfabetizador enquanto pesquisador e investigar quais os desafios encontrados, sob a perspectiva do docente, no decorrer deste processo. O trabalho foi desenvolvido, tanto por meio de pesquisa bibliográfica, na qual foram utilizados autores como Soares (1985), Garcia (2006), Mortatti (2000), Ferreiro (2001), dentre outros, como por meio de uma metodologia de pesquisa numa abordagem qualitativa, do tipo pesquisa exploratória, tendo sido utilizado como instrumento para coleta de dados uma entrevista com perguntas abertas realizada com duas professoras, as quais são professoras do 1º ano do Ensino Fundamental, sendo uma da rede municipal de ensino e outra da rede privada. Ambas lecionam na cidade de Campina Grande-PB. As reflexões conduziram-nos para a compreensão de que o processo de alfabetização precisa fazer sentido para criança, ou seja, ela precisa compreender a função social que a leitura e escrita irá possibilitar para sua vivência, fazendo refletir e compreender o seu contexto. |
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