UEPB - Repositório Digital

O ensino de arte nos anos iniciais: uma visão crítica e reflexiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Luiz Carlos da Silva
dc.date.accessioned 2018-12-21T13:35:34Z
dc.date.available 2018-12-21T13:35:34Z
dc.date.issued 2018-12-07
dc.identifier.other CDD 372.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18107
dc.description COSTA, L. C. da S. O ensino de arte nos anos iniciais: uma visão crítica e reflexiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O Ensino de Arte no Brasil sempre se mostrou como um desafio a ser superado nas escolas e instituições de ensino. É fácil observar hoje muitas escolas distanciar ou excluir dos seus planejamentos a disciplina de Arte. A partir disso, é visível em muitas escolas a baixa qualidade deste ensino, e é mais preocupante ainda na fase dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I que é o alicerce e o ponto de partida para o aprofundamento dos vários conteúdos que se segue nos anos posteriores. Diante da realidade do Ensino de Arte em nossos dias, o presente trabalho se constitui de um estudo investigativo, de caráter qualitativo, no sentido não só de compreender as dificuldades do Ensino de Arte na escola, como apresentar discussões sobre o que os documentos oficiais apresentam de propostas para este ensino. Por estes motivos, o presente trabalho é fruto de pesquisa de dados bibliográficos de fontes como livros, artigos, e documentos da legislação educacional como Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com base também nas concepções de autores como Barbosa (1998), Frange (2001), Ferraz (2009) e outros. Com este trabalho pretendemos também não só suscitar o debate sobre o Ensino de Arte, como estimular os profissionais dos Anos Iniciais aos novos desafios em relação ao futuro da educação do Brasil, que implica diretamente no direito ao aprender e ao exercício da cidadania. A partir do estudo aqui apresentado, concluímos que são necessárias mudanças nas concepções do ensino e nas políticas educacionais que priorize a formação inicial e continuada dos professores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Cristina Sales Cruz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de arte pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Educação no Brasil pt_BR
dc.title O ensino de arte nos anos iniciais: uma visão crítica e reflexiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta