Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar alguns discursos médico-
pedagógicos publicados na imprensa paraibana na primeira metade do século XX sobre o
controle do corpo através da medicina. Desde o fim do século XIX que os médicos paraibanos
ou que medicavam na Paraíba, passaram a investir seus saberes e práticas para o campo da
educação. Via nas escolas, uma forma mais hábil de educar higienicamente a população.
Assim, optamos por verificar nesses discursos ditos medico-pedagógicos a participação da
saúde na educação. Para tanto, problematizamos as notícias publicadas em periódicos como A
Imprensa e a Revista do Ensino e o Currículo Escolar do Estado da Paraíba em vigor na
época. São falas que disciplinavam e normatizavam, metáforas que se personificavam em
códigos de civilizar. Conclui-se que esses discursos foram fundamentais para implementação
das disciplinas de Higiene e Educação Física no currículo escolar.
Descrição:
CAVALCANTE JÚNIOR, L. Q. Saberes e práticas médico-pedagógicas: os discursos sobre o controle do corpo na imprensa paraibana na primeira metade do século XX. 2019. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.