Resumo:
Esta pesquisa consiste na análise de um fenômeno que foi apropriado nas mídias sociais
digitais: O meme, especificamente o meme imagético-discursivo da personagem contida na
página do facebook Dilma Bolada. O objetivo é analisar como essa figura atua em diversos
eventos históricos entre os períodos de 2012 e 2016 através da apropriação da imagem no
momento em que é presidenta e depois ex-presidenta da República Federativa do Brasil,
Dilma Rousseff. A personagem virtual desenvolveu características próprias com caráter
humorístico que atua sobre as perspectivas de uma cultura própria da internet, a cibercultura.
O trabalho possuiu três etapas: a primeira a explanação da ideia de memética e do meme que
surge com a internet; a segunda é a relação das redes sociais, como funcionam com uma breve
análise da página, quem criou, reconhecimento, histórico da página e a terceira é análise de
sete memes. A metodologia consiste em uma pesquisa de observação quantitativa com o uso
da etnografia digital, além da revisão bibliográfica feita pelos teóricos do tempo presente, do
campo da cultura, representação e cibercultura. As análises dos memes aqui nos promove
visões de diversos eventos históricos, tais como: Eleições 2010, Manifestações 2013, Copa de
2014, Eleições 2014 e Impeachment de Dilma Rousseff. As análises dos memes consideram
relevância de conteúdo confirmada pelas interações com os seguidores, curtidas e
compartilhamentos.
Descrição:
MAXIMIANO, C. P. Na cibercultura Dilma é um meme: uma análise das construções imagético-discursivas na página Dilma Bolada (2012-2016). 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.