Resumo:
Este trabalho tem como objetivo geral é analisar o arquivo da Escola José Lins do Rego, sugerindo uma proposta de uma cartilha educativa de manuseio e preservação da informação dos dossiês dos alunos que auxiliem os usuários interna sobre meios de manuseio da documentação. Utilizou-se o Método Quadripolar para elaboração da pesquisa que se apresenta de forma espiral, comum em pesquisa qualitativa e participante. Os dados foram coletados no estágio supervisionado no período de agosto a dezembro de 2017 que serviram para fazer o diagnóstico a partir das condições físicas e do usuário interno que trabalha com essa massa documental, já que a documentação recebe tratamento de higienização e organização de todo o arquivo no Laboratório Integrado Maria José Cordeiro e, posteriormente, será devolvido ao arquivo central da escola. Após relato do processo de estágio e desse levantamento diagnóstico, apresenta-se a proposta de cartilha para os usuários internos do arquivo permanente da Escola José Lins do Rego. Os dados revelam que é necessário e urgente, diante dos fatos vividos e narrados, buscar meios de como dar continuidade a preservação da documentação do acervo do arquivo permanente da Escola José Lins do Rego. A preocupação da implantação dessa cartilha é para a formação dos usuários internos, pois os dados demonstram que eles não têm nenhuma formação voltada à área de arquivo e nenhum arquivista e nem técnico arquivista no setor. Conclui-se que a preservação deste acervo escolar registrado em seus documentos é de grande importância para as atividades da escola, sabendo que a documentação escolar é essencial para representá-la e atestar a vida acadêmica dos alunos; portanto, a documentação bem preservada e conservada facilita a busca rápida e precisa das informações solicitadas de quem dela precisar. Assim, poderemos contribuir para que realmente o arquivo permanente da Escola José Lins do Rego cumpra sua função de guarda dos acervos dos documentos.
Descrição:
ALBUQUERQUE, J. N. Arquivo escolar: proposta de uma cartilha educativa de manuseio e preservação da informação dos dossiês dos alunos da escola José Lins do Rego. 2018. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]