dc.description.abstract |
A escola é uma instituição formal educativa que contribui para a formação cidadã,
aprimorando e ampliando o conhecimento informal que adquirimos nas interações e
relações mantidas entre os indivíduos na família, amigos e na sociedade, em geral.
Dessa maneira, os professores além de praticarem o currículo escolar, buscam
aperfeiçoar o conhecimento científico e apropriar-se de ferramentas capazes de
oferecer uma aprendizagem de melhor qualidade aos seus educandos. Com o intuito
de refletir sobre a importância do ensino de Geografia e contribuir com novas
perspectivas que desenvolvam a evolução dessa disciplina a partir de uma prática
mais envolvente e crítica, procurou-se demonstrar nesse trabalho a necessidade de
renovação da prática de ensino em sala de aula, através de uma postura inovadora
com a interdisciplinaridade entre a Geografia e a Literatura. Este artigo apresenta um
referencial teórico que nos leva a compreendermos e sistematizarmos a ligação
didática existente entre a Geografia e a Literatura, através de diversas obras
literárias. Como desenvolvimento desse trabalho, foi analisado nas obras literárias O
cortiço do literato Aluisio de Azevedo, as obras O triste Fim de Policarpo Quaresma,
e Clara Dos Anjos Lima Barreto, O recado do Morro do literato Guimarães Rosa
entre outras; a presença das categorias geográficas (lugar, território, paisagem,
região e espaço), como também os temas sociais abordados nos mesmos,
mostrando assim sua relevância e ligação com determinados aspectos da ciência
geográfica. |
pt_BR |