Resumo:
O estágio supervisionado é uma etapa fundamental para a formação do profissional que vai
exercer a docência, pois proporciona o aprimoramento de conhecimentos teóricos integrados a
prática, fortalecendo o contato direto do aluno-estagiário com a realidade escolar. Neste
sentido, o presente artigo traz um relato de experiência vivenciada nos períodos de
planejamento, observações e regência na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
“Monsenhor Odilon Alves Pedrosa”, localizada no Centro da cidade de Sapé, durante a
realização do componente curricular de Estágio Supervisionado II no ano de 2014. Esse
trabalho tem como objetivo discutir a importância do Estágio Supervisionado na formação do
professor de Geografia. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização deste
estudo foram: um levantamento bibliográfico de autores como Pimenta (1997),
Castrogiovanni (2007), Tardif (2004), Piconez (1991), Andrade (2005), entre outros que
tratam da temática da importância do estágio e a formação dos futuros professores de
Geografia, em seguida foi feita uma pesquisa de campo através de dados coletados a partir da
observação, coleta e análise de dados do ambiente escolar no qual foi realizado o estágio.
Portanto, evidenciou-se que a prática do estágio supervisionado é uma experiência de suma
importância para a formação do professor de Geografia, pois visa fortalecer o contato direto
com um dos principais objetivos dessa ciência: à necessidade de se conhecer o espaço.
Descrição:
SOUZA, E. N. de. A importância do estágio para a formação do professor de geografia: um relato de experiência. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.