Resumo:
As eleições dos Estados Unidos que ocorreu em 2016 possibilitou inúmeras surpresas para o cenário internacional. Destaca-se então o uso das redes sociais para disseminar a campanha eleitoral dos candidatos, em especial o Twitter. O candidato republicano Donald Trump utilizou a ferramenta não apenas para informar seus eleitores sobre sua campanha diária, mas sim para realizar promessas e ameaças. Nesse sentido, este trabalho objetiva compreender como os tweets de Trump influenciaram na sua derrocada à presidência e, posteriormente, funcionaram como um instrumento crucial para auxiliar na disseminação da agenda de política externa dos Estados Unidos. Para que tal proposta seja levada a efeito, este trabalho possui os seguintes objetivos específicos: (i) explicar, a partir dos conceitos de soft power e netpolitik, a ascensão das redes sociais nas Relações Internacionais; (ii) analisar o uso do Twitter como disseminador de informações instantâneas; (iii) apresentar o processo eleitoral dos Estados Unidos e, em seguida, demonstrar a corrida eleitoral ocorrida em 2016 e (iv) identificar a influência do Twitter nos processos de tomadas de decisão na política externa americana durante o primeiro ano de Trump na presidência. De caráter exploratório, com método indutivo, a pesquisa decorre de uma metodologia centrada em revisão bibliográfica, com vistas tanto em periódicos, quanto em fontes primárias.
Descrição:
SOUZA, R. M. de. O twitter de Trump em 2016: uma estratégia imediata para campanha eleitoral presidencial dos Estados Unidos. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]