Resumo:
Educação Ambiental-EA apresenta-se como o processo que busca desenvolver a sensibilização
e conscientização dos indivíduos. Dessa forma, a pesquisa objetivou relatar a experiência da
prática de EA no Centro Educacional Amália Teixeira de Carvalho no município de Guarabira
- PB, descrever os saberes e práticas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
no desenvolvimento da temática ambiental na sala de aula, apresentar como é trabalhado o tema
da EA na escola, e identificar as metodologias empregadas no desenvolvimento do assunto. A
pesquisa é de cunho qualitativa/descritivo, baseada em uma investigação direta no ambiente
escolar tendo em vista, a leitura e compreensão dos significados que envolvem a prática da EA
no ambiente escolar. Realizou-se a aplicação de questionários composto de questões abertas
com os 05 professores da instituição de Ensino sobre a análise descrita pelos docentes quanto a
aplicabilidade da E A na escola. Os projetos desenvolvidos na instituição alcançam os alunos,
desde de 1º até 5º ano, além de envolvendo a comunidade escolar com os princípios de
desenvolver desde criança a consciência cidadã em prol de preservar e utilizar os recursos
naturais com consciência. A escola transformou-se com a EA, atualmente é à base dos projetos
de cunho interdisciplinar e transversal, que fortalece os vínculos no ambiente escolar quebrando
antigos conceitos. Conclui-se que as estratégias da EA foram importantes para promover a
sensibilização e a construção do conhecimento dos educadores e alunos, possibilitando o debate
da temática ambiental, mudanças de percepção e de atitudes e assim rompendo alguns
paradigmas que norteiam a sociedade atual.
Descrição:
CLEMENTINO, E. G. Educação ambiental: um relato de experiência no Centro Educacional Amália Teixeira de Carvalho, Guarabira-PB. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.