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O tema das finanças pessoais vem assumindo cada dia mais uma grande importância na vida
dos indivíduos. Com o mundo variado de produtos financeiros, as pessoas devem ter
conhecimentos necessários para lidar com situações cada vez mais complexas ao desejarem
adquirir um bem ou serviços. A presente pesquisa teve como objetivo investigar diferenças
nas decisões financeiras pessoais com alunos de cursos distinto da UEPB Campus VI. Para
realizar o estudo, foi aplicado uma survey com estudantes de contabilidade, letras e
matemática dos últimos semestres, no mês de outubro 2018, com delimitação 20 questionários
para cada curso. Onde os questionários recolhiam dados a partir de uma adaptação do modelo
de Halpern (2003), nas dimensões da educação financeira, gestão de crédito e gestão de
ativos. O tratamento dos dados foi feito por meio de estatísticas descritiva, com a ajuda da
planilha eletrônica do Excel, para obter percentual, média e frequência. Quanto as correlações
analisadas no estudo, confirma-se as diferenças nas decisões financeiras pessoais dos distintos
cursos. Ficando contabilidade com percentuais mais elevado apenas, nos conhecimentos sobre
financiamento, noções de encargos financeiros e gestão de ativos, mas com uma relação
negativa, com o endividamento. Como resultado geral, o conhecimento em conceito sobre
finanças adquiridos na universidade influência positivamente a qualidade da tomada de
decisões financeira. |
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