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Ética profissional contábil na percepção dos estudantes de contabilidade do Campus VI da UEPB

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dc.contributor.author Bezerra, Ívina Elenita Ribeiro
dc.date.accessioned 2019-02-27T18:23:16Z
dc.date.available 2019-02-27T18:23:16Z
dc.date.issued 2018-12-07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18333
dc.description BEZERRA, I. E. R. Ética profissional contábil na percepção dos estudantes de contabilidade do Campus VI da UEPB. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Este estudo objetivou conhecer a percepções dos alunos do graduação de ciências contábeis sobre o tema ética na profissão contábil. A metodologia adotada foi a de natureza descritiva e exploratória, também caracterizada como pesquisa de levantamento onde foi aplicado um questionário semiestruturado. A coleta de dados ocorreu mediante aplicação de questionário combinando questões de múltipla escolha com a escala de Likert. A coleta de dados foi efetuada no Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com alunos de diversos períodos do curso de contabilidade. A amostra da pesquisa contou com 70 alunos escolhidos aleatoriamente por acessibilidade, onde o instrumento foi aplicado diretamente na presença do pesquisador. A análise dos dados em determinado ponto, referente ao conhecimento acerca do código de ética da profissão de contábil, entre dois clusters, ou seja, de maneira comparativa, entre os alunos que cursaram a disciplina de ética legislação profissional na graduação, e aqueles que não cursaram. Os principais resultados encontrados revelam que a maioria dos respondentes concordaram que a ética pode ser ensinada. Foi constatado também que nem todos os alunos que cursaram a disciplina leram o código de ética, 43,75%. Também uma parcela significativa dos alunos afirmou ter lido o código de ética mesmo não tendo cursado a disciplina sendo eles 45,45%. No tocante possíveis mudanças na percepção dos alunos sobre o código de ética antes e depois da disciplina, em um contexto geral, pode-se verificar que ambos os grupos opinam com base em conceitos intuitivos sobre ética, uma vez que mesmo aqueles que não cursaram a disciplina responderam de forma semelhante aos que cursaram. pt_BR
dc.description.sponsorship Wilton Alexandre de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ética profissional do contador pt_BR
dc.subject Código de Ética Profissional do Contador pt_BR
dc.title Ética profissional contábil na percepção dos estudantes de contabilidade do Campus VI da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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