dc.description.abstract |
A dificuldade de aprendizado se manifesta em qualquer periodo da vida, e quando nos
referimos as disciplinas escolares do cotidiano dos jovens, essas dificuldades ficam
mais aparente por diversos motivos, também é um erro pensarmos que só existem
essas dificultadas na escola publica. Partindo deste ponto, este presente trabalho tem
como objetivo, analisar as dificuldades no aprendizado na área da Geografia dos
alunos do 8° ano da Escola Municipal Jose Menino de Oliveira em Solânea/PB. Para
entender essa dificuldade foi necessário um estudo de início das teorias do
aprendizado, mais especificamente as teorias de Vigotsky e Piaget, que são de grande
importância para o desenvolvimento de qualquer estudo sobre o aprendizado do ser
humano, aplicando essas duas teorias ao ensino da Geografia. Pretende-se com essa
pesquisa mostrar que o aluno de Geografia sente dificuldade em aprender devido
vários motivos, mostrando que a culpa desse problema não é só do professor, mais
de todo um sistema. Os procedimentos metodológicos, coleta de informações através
de entrevista com professor josé Rivanildo, de 40 anos, que é o titular da aula de
Geografia das duas turmas do 8° da escola josé Menino de Oliveira, foi necessário
também uma pesquisa com os alunos através de perguntas abertas e fechadas, que
serviram para desenvolvermos graficos que corroboram essas dificuldades e seus
motivos, para o desenvolvimento melhor desta pesquisa, foram necessários assistir
12 aulas, além revisão bibliográfica.Compreende-se que é necessário que em uma
escola o corpo pedagógico esteja em uma mesma sintonia ,junto obviamente com o
aluno, para que essas dificuldades não só na Gegrafia, mas em todas as outras
disciplinas, sejam amenizados. |
pt_BR |