dc.description.abstract |
O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as
habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las.
Portanto, pensando na formação do aluno a Geografia escolar apresenta sua
contribuição, a qual trabalha na perspectiva de que o indivíduo se perceba nas
ações transformadoras do meio, tendo a desenvoltura de refletir, opinar, e
dessa forma interagir na realidade da sua comunidade. O presente artigo
aborda o ensino de Geografia na Escola Estadual Antônio Pinheiro Bezerril –
na cidade de Lagoa D’anta/RN, onde foi vivenciado o estágio supervisionado.
Como embasamento teórico foram utilizados os autores: Callai, (1999), Carlos,
(2004), Kaercher, (2007), Pontuschka, (2007), Oliveira (2006), Souza (2002),
entre outros, que nos oferecem subsídios teóricos dentro da temática. A
princípio foi realizado um breve histórico da Geografia enquanto ciência e sua
institucionalização no contexto escolar, destacando a inserção da mesma no
ensino obrigatório e suas trajetórias no Brasil, no intuito do despertar para um
repensar na disciplina Geografia no Ensino Fundamental e contribuindo
verdadeiramente para a construção da cidadania dos alunos, visando sua ativa
participação na sociedade. Também no decorrer do trabalho notou-se que no
ensino da Geografia os indivíduos que ali estão vem trazendo para sala de aula
sua vivencia de vida e não são apenas receptores de conteúdos. Ao término da
pesquisa, percebeu-se que existem inúmeros de recursos para serem
utilizados no ensino de Geografia, para que as aulas venham ser proveitosas e
abram novos horizontes para os educando e professores. |
pt_BR |