UEPB - Repositório Digital

A geografia escolar no ensino fundamental: discussões a partir do estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Negreiros, Nayra Rayonara de Souza
dc.date.accessioned 2019-03-13T11:24:25Z
dc.date.available 2019-03-13T11:24:25Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18456
dc.description NEGREIROS, N. R. de S. A geografia escolar no ensino fundamental: discussões a partir do estágio supervisionado. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. Portanto, pensando na formação do aluno a Geografia escolar apresenta sua contribuição, a qual trabalha na perspectiva de que o indivíduo se perceba nas ações transformadoras do meio, tendo a desenvoltura de refletir, opinar, e dessa forma interagir na realidade da sua comunidade. O presente artigo aborda o ensino de Geografia na Escola Estadual Antônio Pinheiro Bezerril – na cidade de Lagoa D’anta/RN, onde foi vivenciado o estágio supervisionado. Como embasamento teórico foram utilizados os autores: Callai, (1999), Carlos, (2004), Kaercher, (2007), Pontuschka, (2007), Oliveira (2006), Souza (2002), entre outros, que nos oferecem subsídios teóricos dentro da temática. A princípio foi realizado um breve histórico da Geografia enquanto ciência e sua institucionalização no contexto escolar, destacando a inserção da mesma no ensino obrigatório e suas trajetórias no Brasil, no intuito do despertar para um repensar na disciplina Geografia no Ensino Fundamental e contribuindo verdadeiramente para a construção da cidadania dos alunos, visando sua ativa participação na sociedade. Também no decorrer do trabalho notou-se que no ensino da Geografia os indivíduos que ali estão vem trazendo para sala de aula sua vivencia de vida e não são apenas receptores de conteúdos. Ao término da pesquisa, percebeu-se que existem inúmeros de recursos para serem utilizados no ensino de Geografia, para que as aulas venham ser proveitosas e abram novos horizontes para os educando e professores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Michele Kely Moraes Santos Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.title A geografia escolar no ensino fundamental: discussões a partir do estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta