UEPB - Repositório Digital

História em quadrinhos e educação geográfica: práticas educativas no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, André Felipe da Cruz
dc.date.accessioned 2019-03-13T11:30:30Z
dc.date.available 2019-03-13T11:30:30Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18459
dc.description RIBEIRO, A. F. da C. História em quadrinhos e educação geográfica: práticas educativas no ensino médio. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem por objetivo propor práticas educativas no Ensino Médio utilizando Histórias em Quadrinhos na perspectiva da educação geográfica. Neste sentido, buscamos indagar: como o uso das Histórias em Quadrinhos no ambiente da sala de aula pode promover uma educação geográfica? Ante a esta questão, este trabalho monográfico configura-se como sendo uma pesquisa em educação que trata do ensino de geografia. Apresentamos como base teórica: Pontuschka (2000), Cavalcante (2014), Calazans (2008), Luyten (1985), Garcia (2012). A metodologia foi inicialmente bibliográfica, posteriormente de Campo, com aplicação de oficinas pedagógicas com uso de histórias em quadrinhos nas aulas de geografia. Assim, este estudo foi realizado em uma Instituição de Ensino Estadual do município de Lagoa D’Anta/RN, abrangendo uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresentam visões favoráveis quanto à adoção desse tipo de metodologia, evidenciando que a abordagem adotada abre espaço para uma dinamização no processo de ensino e aprendizagem dos alunos/as. Conclui-se que a utilização das histórias em quadrinhos potencializa a educação geográfica e motiva os estudantes, fazendo com que os mesmos despertem para um conhecimento mais criativo, pautado na ilustração e explanação de temas inerentes a sua realidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title História em quadrinhos e educação geográfica: práticas educativas no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta