Resumo:
O presente trabalho evidencia a psicomotricidade e suas contribuições na educação
infantil, tendo em vista que a psicomotricidade é uma ciência que prioriza o
desenvolvimento das habilidades emocionais, cognitivas e motoras nas diversas
etapas da vida, ela vai muito além da sua natureza e suas técnicas, pois contribui
significativamente no desenvolvimento global da criança e no processo de ensino-
aprendizagem. É na educação infantil que a criança é formada, estruturada e
estimulada para que essas habilidades sejam solidificadas, possibilitando uma
intervenção pedagógica que favoreça o desenvolvimento motor da criança no
sentido de prevenção, para que essas habilidades sejam concretizadas e não
acarretem problemas de aprendizagem futuros. Nesse processo é relevante citar
que, os jogos e brincadeiras tem participação, pois é através do lúdico com
atividades diversificadas que as crianças podem criar, interagir, interpretar e
aprender. Este trabalho tem como objetivo estudar e definir a psicomotricidade, suas
funções e suas dimensões, como também evidenciar suas contribuições no
desenvolvimento psicomotor da criança nessa fase, buscando entender e conhecer
melhor essa ciência, apresentando-a com bases históricas e científicas, através de
pesquisa bibliográfica. Concluímos que as instituições são fundamentais nesse
processo, pois quando se trabalha com a psicomotricidade de forma preventiva, isto
contribui para uma aprendizagem significativa de seus educandos e com seu
desenvolvimento humano.
Descrição:
SANTOS, A. C. F. de. As contribuições da psicomotricidade na educação infantil. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.