Resumo:
A presente pesquisa trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo com abordagem quali-quantitativa, cujo objetivo geral foi identificar o conhecimento dos estudantes usuários do Laboratório de Preservação e Conservação, Restauração e Encadernação (LACRE) do Curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre riscos ocupacionais, e sua percepção de riscos e práticas seguras. Os participantes foram 36 alunos matriculados no componente curricular Preservação e Conservação de Acervos Documentais, no período 2017.1. Os instrumentos de coleta de dados foram, na primeira fase, a observação das aulas e do laboratório, e entrevista com o professor/coordenador; na segunda fase, um questionário semiestruturado aplicado aos alunos. Os dados mostraram que 58,3% dos alunos da amostra consideram suas práticas no laboratório seguras. Os riscos mais frequentemente percebidos são os biológicos, sendo apontados pela grande a maioria, ácaros (75%), bactérias (72,2%) e fungos (69,4%). Metade da amostra percebe o risco químico poeira e o risco de acidentes devido aos objetos cortantes e à falta ou inadequação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A maioria (69%) informou utilizar EPIs durante as práticas. A promoção de oficinas sobre saúde e segurança nos arquivos e componentes curriculares específicos sobe o tema promoverão a qualidade de vida de alunos e demais usuários do LACRE.
Descrição:
SILVA, C. B. P. C. Conhecimento, percepção de riscos ocupacionais e práticas seguras no Laboratório de Preservação e Conservação, Restauração e Encadernação do Curso de Bacharelado em Arquivologia da UEPB. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]