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Gestão da manutenção de pavimentos: uma análise comparativa do estado funcional do pavimento em um trecho na cidade de João Pessoa-PB

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dc.contributor.author Lucena, Bruno Cesar Barbosa
dc.date.accessioned 2019-03-18T20:53:26Z
dc.date.available 2019-03-18T20:53:26Z
dc.date.issued 2018-12-06
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18684
dc.description LUCENA, Bruno Cesar Barbosa. Gestão da manutenção de pavimentos: uma análise comparativa do estado funcional do pavimento em um trecho na cidade de João Pessoa-PB. 2018. 60f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018. pt_BR
dc.description.abstract No Brasil o principal modal é o sistema rodoviário, que segundo a Confederação Nacional de Transporte – CNT representa cerca de 61,7%, porém apenas 12,4% das rodovias são dotadas de pavimento. Grande parte das rodovias encontram-se em péssimas condições de rolamento por não possuírem um Sistema de Gerenciamento de Pavimento – SGP, que utiliza procedimentos de avaliação do pavimento e aplicação de obras de Manutenção e Reparo - M&R. Dessa forma, é necessária a avaliação funcional do pavimento com o objetivo de propor soluções mitigadoras de M&R afim de prolongar a vida útil do pavimento. O presente trabalho tem por objetivo realizar avaliação objetiva e subjetiva da superfície do pavimento flexível de um trecho do bairro dos Bancários na cidade de João Pessoa-PB. A avaliação objetiva foi preconizada pela norma do DNIT - 006/2003 - PRO e a Avaliação subjetiva pela norma do DNIT - 009/2003. O trecho em estudo tem extensão de 1,6 km e foi subdividido em 4 seções com a finalidade de identificar e quantificar os defeitos e propor soluções mitigadoras. Foram diagnosticados uma série de defeitos decorrentes de um SGP deficiente que contribuem para o desconforto do usuário. Dessa forma, foi possível concluir que, as duas primeiras seções necessitam de uma intervenção imediata devido a seu evidente processo de deterioração constatada pelos índices utilizados durante a elaboração do presente trabalho. A terceira seção necessita também de uma intervenção de M&R, porém não de forma imediata, devido o valor do VSA ter sido BOM e a seção 4 para este estudo foi a que apresentou melhor resultado da avaliação funcional da camada de rolamento. No entanto, os resultados mostram que num futuro próximo necessitará de uma intervenção de M&R. pt_BR
dc.subject Camada de Rolamento pt_BR
dc.subject Defeitos pt_BR
dc.subject IGG pt_BR
dc.subject VSA pt_BR
dc.title Gestão da manutenção de pavimentos: uma análise comparativa do estado funcional do pavimento em um trecho na cidade de João Pessoa-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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