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Este trabalho apresenta resultados de um estudo, que mapeou a produção acadêmica em
Ensino/Espaço Não Formal, especificamente no contexto do Ensino da Física, produzidos
pelos Programas de Pós-Graduação Brasileiros e no banco de dados da CAPES. Essas
experiências de ensino vêm sendo utilizadas atualmente por pesquisadores e professores de
diversas áreas do conhecimento. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo
principal analisar a contribuição dos Programas de Pós-Graduação no período de cinco anos
(2012-2017) em Ensino/Espaço Não Formal no Ensino de Física, no que diz respeito às
pesquisas sobre essas modalidades de Ensino e esses espaços utilizados. Para isso, a presente
pesquisa converge dois procedimentos metodológicos distintos. O primeiro diz respeito à
pesquisa bibliográfica, por meio de palavras chave, visando localizar os trabalhos publicados.
O segundo procedimento diz respeito à leitura e à análise dos trabalhos identificados, com
intuito de mapear as atividades, filosofia, princípios, teorias utilizadas, eventos movimentados
para capturar os dados e as asserções de conhecimentos. Nesta etapa, utilizamos uma tabela
baseada nas informações do Diagrama Vê de Gowin entendido como desempacotador de
dados de pesquisa. Os resultados demonstram um entendimento geral da importância do
Ensino/Espaço para auxiliar no Ensino Formal Física, especialmente em relação ao potencial
integrador e motivação dos estudantes. |
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