UEPB - Repositório Digital

Os espaços não formais no ensino de física: a produção nos programas de pós-graduação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Djaelson do Nascimento
dc.date.accessioned 2019-03-19T17:58:23Z
dc.date.available 2019-03-19T17:58:23Z
dc.date.issued 2018-12-13
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18715
dc.description SILVA, Djaelson do Nascimento. Os espaços não formais no ensino de física: a produção nos programas de pós-graduação. 2018. 40p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta resultados de um estudo, que mapeou a produção acadêmica em Ensino/Espaço Não Formal, especificamente no contexto do Ensino da Física, produzidos pelos Programas de Pós-Graduação Brasileiros e no banco de dados da CAPES. Essas experiências de ensino vêm sendo utilizadas atualmente por pesquisadores e professores de diversas áreas do conhecimento. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a contribuição dos Programas de Pós-Graduação no período de cinco anos (2012-2017) em Ensino/Espaço Não Formal no Ensino de Física, no que diz respeito às pesquisas sobre essas modalidades de Ensino e esses espaços utilizados. Para isso, a presente pesquisa converge dois procedimentos metodológicos distintos. O primeiro diz respeito à pesquisa bibliográfica, por meio de palavras chave, visando localizar os trabalhos publicados. O segundo procedimento diz respeito à leitura e à análise dos trabalhos identificados, com intuito de mapear as atividades, filosofia, princípios, teorias utilizadas, eventos movimentados para capturar os dados e as asserções de conhecimentos. Nesta etapa, utilizamos uma tabela baseada nas informações do Diagrama Vê de Gowin entendido como desempacotador de dados de pesquisa. Os resultados demonstram um entendimento geral da importância do Ensino/Espaço para auxiliar no Ensino Formal Física, especialmente em relação ao potencial integrador e motivação dos estudantes. pt_BR
dc.subject Educação Não Formal pt_BR
dc.subject Espaço Não Formal pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.title Os espaços não formais no ensino de física: a produção nos programas de pós-graduação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta