UEPB - Repositório Digital

A aula de campo: uma nova linguagem como um estímulo no ensino de Geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pessoa, Maria Eugênia Gouveia
dc.date.accessioned 2019-03-21T16:26:47Z
dc.date.available 2019-03-21T16:26:47Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 371.384
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18782
dc.description PESSOA, M. E. G. A aula de campo: uma nova linguagem como um estímulo no ensino de Geografia. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho vem levantar questões sobre a prática de ensino em Geografia. Para isso, foi realizada uma pesquisa na Escola Estadual Professor Joaquim Torres, da cidade de Serra de São Bento/RN, com o principal objetivo de analisar a prática de ensino nas aulas de Geografia no que tange o trabalho de campo. No trabalho levantamos questões sobre como a aula de campo pode ser considerada uma ferramenta extraclasse diferenciadora, onde procuramos despertar interesse dos alunos a analisarem o estudo de sua própria localidade. Os docentes desta instituição de ensino, principalmente os de Geografia, afirmam com grande razão que a realização de um campo é muito importante para o desenvolvimento dos conteúdos trabalhados em aula, como também, fazem com que seus alunos despertem mais interesse por esta disciplina. Questionamos também sobre os recursos didáticos trabalhado pelos professores destas disciplinas e o livro didático foi a peça central das respostas dadas, portanto, a sociedade, juntamente à escola e os demais envolvidos, precisam estar em conjunta união para poderem realizarem aulas consideradas diferenciadas, deixando de lado aquele dilema pelo tradicionalismo. A sala de aula é o local muito importante para se ter conhecimentos de determinados assuntos, mas a realização de uma aula fora dela traz outros desafios além dos didáticos e pedagógicos, conhecendo e vivenciando aquele espaço da comunidade educativo que é por essência político, é sem dúvida um aprendizado que pode ser considerado positivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Antonio Elísio Garcia Sobreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Aula de campo pt_BR
dc.subject Métodos de ensino pt_BR
dc.title A aula de campo: uma nova linguagem como um estímulo no ensino de Geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta