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O presente trabalho vem levantar questões sobre a prática de ensino em Geografia. Para isso,
foi realizada uma pesquisa na Escola Estadual Professor Joaquim Torres, da cidade de Serra
de São Bento/RN, com o principal objetivo de analisar a prática de ensino nas aulas de
Geografia no que tange o trabalho de campo. No trabalho levantamos questões sobre como a
aula de campo pode ser considerada uma ferramenta extraclasse diferenciadora, onde
procuramos despertar interesse dos alunos a analisarem o estudo de sua própria localidade. Os
docentes desta instituição de ensino, principalmente os de Geografia, afirmam com grande
razão que a realização de um campo é muito importante para o desenvolvimento dos
conteúdos trabalhados em aula, como também, fazem com que seus alunos despertem mais
interesse por esta disciplina. Questionamos também sobre os recursos didáticos trabalhado
pelos professores destas disciplinas e o livro didático foi a peça central das respostas dadas,
portanto, a sociedade, juntamente à escola e os demais envolvidos, precisam estar em
conjunta união para poderem realizarem aulas consideradas diferenciadas, deixando de lado
aquele dilema pelo tradicionalismo. A sala de aula é o local muito importante para se ter
conhecimentos de determinados assuntos, mas a realização de uma aula fora dela traz outros
desafios além dos didáticos e pedagógicos, conhecendo e vivenciando aquele espaço da
comunidade educativo que é por essência político, é sem dúvida um aprendizado que pode ser
considerado positivo. |
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