Resumo:
O presente trabalho traz uma discussão sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação. Para tanto o mesmo apresenta uma análise teórica sobre o uso das novas tecnologias na sala de aula, demonstrando a importância associar as TIC nas metodologias de ensino, e o papel da escola e do professor na promoção da inclusão dessas tecnologias nas práticas de ensino. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa descritiva comparativa na análise de dados coletados junto a alunos de uma escola pública da Paraíba PB. Investigou-se se as novas tecnologias têm sido utilizadas no cotidiano escolar do grupo de alunos que compuseram a amostra da pesquisa, através de um questionário. Os dados demonstraram que os alunos já utilizam as novas tecnologias e a escola possui um espaço para promover a inclusão digital, embora uma parcela considerável de alunos utilizem as TIC apenas para se comunicarem. Concluiu-se ao final da pesquisa que a escola tem possibilitado a inclusão das novas tecnologias na sala de aula, possibilitando ao professor a utilização das mesmas em sua prática pedagógica, bem como ficou evidenciado que os alunos já possuem habilidades sobre as novas tecnologias, podendo o professor aproveitar essa habilidade dos alunos sobre TIC para produzir novos conhecimentos na sala de aula.
Descrição:
DANTAS, J. P. P. Tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a utilização em sala de aula. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.