UEPB - Repositório Digital

Ensino de Física a deficientes visuais mediado por impressão 3D

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Robson Amauri Guedes dos
dc.date.accessioned 2019-03-21T18:48:30Z
dc.date.available 2019-03-21T18:48:30Z
dc.date.issued 2018-12-10
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18829
dc.description SANTOS, R. A. G. Ensino de Física a deficientes visuais mediado por impressão 3D. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica a respeito do ensino de física, no âmbito da Física Experimental, voltada para a educação inclusiva de estudantes, que possuem necessidades educacionais especiais no tocante à falta de visão.Para enriquecer esta proposta, foram criados três kits com experimentos específicos e maquetes com estratégias metodológicas de ensino, com os seguintes temas: conceito de onda, dos raios de luz perceptíveis e circuitos. Estes experimentos têm aplicabilidade em cursos de ensino médio e graduação e podem ser adequados à participação de alunos com e sem deficiência visual. A implementação desse estudo vem ocorrendo junto ao Curso de Licenciatura em Física na Universidade Estadual da Paraíba, em um esforço conjunto envolvendo multidisciplinaridade das diversas linhas de pesquisa da instituição: física teórica e experimental, ensino de física e uso de tecnologias (design e técnicas de impressão 3D). Os experimentos propostos dão ao estudante com deficiência visual, as condições necessárias para o entendimento e um ambiente de inclusão escolar em Física. Durante o processo de levantamento e pesquisa bibliográfica, verificou-se os diversos tipos de metodologia aplicadas às disciplinas, porém, há uma grande carência de material na área do ensino de Física para indivíduos com deficiência visual e o material existente se restringe a poucos artigos publicados. Os experimentos deste trabalho foram desenvolvidos, visando melhorar o desempenho e o aspecto visual de outros já existentes, fabricados com materiais recicláveis e de baixo custo. O objetivo principal deste trabalho é a criação de uma investigação acerca da temática da inclusão social de alunos com deficiência visual em aulas de física. Através de maquetes que demostrem os fenômenos físicos por meio da comunicação tátil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rodrigo César Fonseca da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Experimentos pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Impressão 3D pt_BR
dc.title Ensino de Física a deficientes visuais mediado por impressão 3D pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta