UEPB - Repositório Digital

Ferramentas de ensino e historicidade como colaboradores da aprendizagem no Ensino de Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Batista, Poliana Targino
dc.date.accessioned 2019-03-21T18:59:13Z
dc.date.available 2019-03-21T18:59:13Z
dc.date.issued 2018-12-06
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18840
dc.description BATISTA, P. T. Ferramentas de ensino e historicidade como colaboradores da aprendizagem no Ensino de Física. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A promoção de uma relação de ensino e aprendizagem significativa na Física apresenta desafios os mais diversos, o que impõe a necessidade de estudos e intervenções diante desta situação. Assim, este estudo como objetivo principal, analisar o uso de abordagens metodológicas e da historicidade no ensino de Física no Ensino Médio. Como intencionalidades específicas: a) investigar as orientações teóricas e as estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o trabalho metodológico dos conteúdos de Física no Ensino Médio e b) conhecer o que pensam professores de Física do Ensino Médio, graduandos e docentes de licenciatura em Física sobre a inserção de ferramentas didáticas e abordagem histórica nas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e empírico que teve questionários online como instrumentos de coleta de dados. Os sujeitos pesquisados são 20 acadêmicos do 10º período de uma Licenciatura em Física, 11 professores de dois cursos da mesma licenciatura e 10 professores de Ensino Médio. Percebeu-se, em linhas gerais, a defesa de autores e de documentos do MEC por um ensino de ciências e Física com abordagem construtivista. A maioria dos docentes do Ensino Superior destaca e justifica a importância da utilização de ferramentas como viabilizadoras de melhor aprendizagem, entre os docentes do Ensino Médio também há esse reconhecimento, porém não deixaram evidentes quais essas contribuições. Dentre os estudantes, os recursos que mais interferiram foi o uso do livro didático, a História da Física, a experimentação, a utilização de exemplos presentes no cotidiano e também à postura do professor como elemento promotor de boas aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Ferramentas de ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.title Ferramentas de ensino e historicidade como colaboradores da aprendizagem no Ensino de Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta