UEPB - Repositório Digital

Uma análise exploratória sobre o perfil de alunos ingressantes no curso de Ciência da Computação da UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Jacicleide Rodrigues de
dc.date.accessioned 2019-03-25T20:47:30Z
dc.date.available 2019-03-25T20:47:30Z
dc.date.issued 2017-08-07
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18918
dc.description SOUSA, J. R. Uma análise exploratória sobre o perfil de alunos ingressantes no curso de Ciência da Computação da UEPB. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo estudar o perfil do discente ingressante no curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UEPB, no Campus VII, apoiando-se na análise de fatores acadêmicos e motivacionais que impactem o rendimento acadêmico destes alunos em disciplinas introdutórias. Partindo dessa premissa, foi desenvolvido um estudo piloto visando à análise inicial de diferentes variáveis e a relação destas variáveis com o perfil acadêmico dos estudantes ingressantes matriculados na disciplina de Matemática Discreta. Nesse contexto, foram identificadas algumas associações que se relacionam com a reprovação e a evasão de alunos ingressantes no curso. De acordo com os dados obtidos, os alunos ingressantes analisados são solteiros, na faixa etária entre 15 e 20 anos, sem filhos, que trabalham, que residem em cidades vizinhas, que possuem experiência computacional intermediária e que são em sua maioria homens; que a maioria foi motivada à escolher o curso de Computação pela sua orientação vocacional e identificação com a área tecnológica. Além disso, a maioria também considerou que o método e o hábito de estudo se da por meio de computadores, tablets e/ou smatphones, e mais, a maioria prefere estudar sozinha e revisam o conteúdo disposto em sala de aula por meio de vídeo aulas. Também notou-se que a maioria dos alunos consideram que a melhor forma de fixação do conteúdo visto em sala de aula é por meio de exercícios propostos e resolvidos em sala de aula e, consideram também em sua maioria que o melhor método de avaliação para verificar o conteúdo apreendido em sala é por meio de provas escritas do tipo objetiva. Por fim, vale salientar que, por se tratar de um estudo piloto, os resultados deste estudo não podem ser generalizados. Desta forma, são necessários diagnósticos futuros e mais abrangentes que analisem mais vertentes e fatores que possam auxiliar a traçar com mais precisão o perfil acadêmico dos alunos de Ciência da Computação da UEPB. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Danielle Chaves de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Perfil Acadêmico pt_BR
dc.subject Desempenho Acadêmico pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Curso de Computação pt_BR
dc.title Uma análise exploratória sobre o perfil de alunos ingressantes no curso de Ciência da Computação da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta