dc.contributor.author |
Santos, Jarles Tarsso Gomes |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-25T21:21:03Z |
|
dc.date.available |
2019-03-25T21:21:03Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-04 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.334 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18922 |
|
dc.description |
SANTOS, J. T. G. O desenvolvimento de protótipos robóticos com base nas dimensões do construcionismo. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo investigar o uso da Robótica Educacional atrelada as dimensões que formam a base da teoria construcionista proposta por Seymour Papert, de modo que todas possam ser cumpridas através das atividades desenvolvidas. Apesar de oferecer diversas possibilidades, a robótica ainda é um instrumento de estudo pouco utilizado. Portanto, as atividades buscaram integrar a robótica a diversas disciplinas do currículo escolar, entre outras da área de informática. Por meio do estudo da robótica, foi possível realizar atividades práticas desafiadoras, onde o cognitivo do estudante foi requerido para questões lógicas, podendo contribuir para a formação de pessoas capazes de lidar com a resolução de problemas no âmbito escolar e fora dele. As atividades aqui presentes foram desenvolvidas por estudantes da educação básica, matriculados no curso técnico em informática, em uma escola localizada no sertão paraibano. Tiveram como intuito desenvolver protótipos robóticos que possam auxiliar no mundo real, em especial pessoas com deficiência. Os protótipos permitiram aos estudantes entender o quão importante pode ser a robótica se atrelada a uma boa problemática seguida de planejamento adequado. Além disso, produziram ideias futuras, que poderão ser usadas para melhorar o que já foi desenvolvido. A partir dos resultados, é possível afirmar que a robótica pode ser motivadora e ajudar o estudante a se tornar um cidadão capaz de pensar criticamente acerca de problemas e em estratégias que acarretem em soluções eficientes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Jefferson Felipe Silva de Lima |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Robótica educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Construcionismo |
pt_BR |
dc.subject |
Programação |
pt_BR |
dc.subject |
Informática da Educação |
pt_BR |
dc.title |
O desenvolvimento de protótipos robóticos com base nas dimensões do construcionismo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |