UEPB - Repositório Digital

Gerenciamento de projetos (PMBOK) e design instrucional: contribuições para uma EAD on-line significativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Silvana Maria
dc.date.accessioned 2019-03-25T22:19:42Z
dc.date.available 2019-03-25T22:19:42Z
dc.date.issued 2017-07-31
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.35
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18924
dc.description MEDEIROS, S. M. Gerenciamento de projetos (PMBOK) e design instrucional: contribuições para uma EAD on-line significativa. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O mundo globalizado e a crescente explosão tecnológica propiciaram o surgimento de novos paradigmas educacionais. Este cenário reflete uma fusão das características das sociedades contemporâneas, centradas na informação, fazendo emergir o que esta pesquisa identifica, reconhece e admite como sendo: uma aprendizagem on-line resultante da cultura digital. O presente texto expõe reflexões sobre a Educação a Distância (EaD) rompendo distâncias, partindo do pressuposto de que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em projetos educacionais provocaram uma profunda ressignificação sobre o espaço/tempo. Este trabalho traçou, ainda, uma compreensão acerca da relevância de se pensar as práticas de elaboração do material didático, haja vista que as singularidades desta modalidade de ensino demandam peculiaridades diferenciadas do ensino presencial. Com base nesta percepção, o estudo desta pesquisa problematizou também o Design Instrucional (DI) frente à elaboração de objetos de aprendizagem para a EaD, sob a lógica da metodologia do Gerenciamento de Projetos (GP), por meio do PMBOK, com foco na construção do conhecimento na educação on-line. Para tanto, mediante estudo bibliográfico, fez-se uma reflexão para unir os universos da EaD, do DI e do GP à serviço da aprendizagem significativa. Para isto, propôs-se colocar em discussão as dimensões da educação e a interatividade, proporcionadas pelas TDIC, como princípios norteadores para o ensino e a aprendizagem. Dado o exposto, discute-se questões relevantes sobre a estrutura cognitiva humana, bem como a construção e efetivação da aprendizagem autônoma, permeada pela digitalização - característica da sociedade emergente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Design Institucional pt_BR
dc.subject Educação a Distância pt_BR
dc.subject Gerenciamento de Projetos pt_BR
dc.subject Material Didático pt_BR
dc.subject Aprendizagem Significativa pt_BR
dc.title Gerenciamento de projetos (PMBOK) e design instrucional: contribuições para uma EAD on-line significativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta