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O mundo globalizado e a crescente explosão tecnológica propiciaram o surgimento de novos paradigmas educacionais. Este cenário reflete uma fusão das características das sociedades contemporâneas, centradas na informação, fazendo emergir o que esta pesquisa identifica, reconhece e admite como sendo: uma aprendizagem on-line resultante da cultura digital. O presente texto expõe reflexões sobre a Educação a Distância (EaD) rompendo distâncias, partindo do pressuposto de que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em projetos educacionais provocaram uma profunda ressignificação sobre o espaço/tempo. Este trabalho traçou, ainda, uma compreensão acerca da relevância de se pensar as práticas de elaboração do material didático, haja vista que as singularidades desta modalidade de ensino demandam peculiaridades diferenciadas do ensino presencial. Com base nesta percepção, o estudo desta pesquisa problematizou também o Design Instrucional (DI) frente à elaboração de objetos de aprendizagem para a EaD, sob a lógica da metodologia do Gerenciamento de Projetos (GP), por meio do PMBOK, com foco na construção do conhecimento na educação on-line. Para tanto, mediante estudo bibliográfico, fez-se uma reflexão para unir os universos da EaD, do DI e do GP à serviço da aprendizagem significativa. Para isto, propôs-se colocar em discussão as dimensões da educação e a interatividade, proporcionadas pelas TDIC, como princípios norteadores para o ensino e a aprendizagem. Dado o exposto, discute-se questões relevantes sobre a estrutura cognitiva humana, bem como a construção e efetivação da aprendizagem autônoma, permeada pela digitalização - característica da sociedade emergente. |
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