Resumo:
Em cursos de programação é comum encontrar turmas de Algoritmos com superlotação. Na pesquisa que foi realizada para compor este trabalho, pode-se identificar que existe um grau elevado de reprovação dentre os veteranos, fato que pode subsidiar essa superlotação. Este trabalho trata exatamente isso, ele leva em consideração o fato de que a alta taxa de reprovação pode desestimular os alunos a permanecerem no curso. E para tentar reverter o quadro de reprovação, foi sugerida a inserção do Scratch como ferramenta de apoio aos alunos, uma vez que a utilização dessa ferramenta traz a oportunidade de uma aprendizagem de maneira lúdica, opondo-se às mais tradicionais na qual os alunos apenas interagem com uma interface pouco amigável. Para amparar essa proposta, foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre a opinião dos alunos acerca da mesma. Para tanto, foi necessária uma primeira pesquisa para identificar os problemas existentes na opinião dos alunos. Posteriormente, foi ministrada uma oficina situando o Scratch na disciplina e por fim foi realizada a última pesquisa para identificar a aceitação da ferramenta. Como resultado, obteve-se aceitação de aproximadamente 96,66% para a ferramenta, ou seja, aproximadamente 96,66% dos alunos entrevistados aceitaram a proposta.
Descrição:
SANTOS, V. A. F. O Scratch como ferramenta de apoio ao ensino de algoritmos: uma opinião discente. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.