dc.contributor.author |
Costa, Verônica Araujo da |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-25T23:12:48Z |
|
dc.date.available |
2019-03-25T23:12:48Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-05 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.334 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18937 |
|
dc.description |
COSTA, V. A. O impacto que o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação tem sobre a educação do campo. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo principal investigar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem afetar no ensino das Escolas do Campo, levando em consideração o momento de ascensão na qual a tecnologia se encontra e sua necessidade em ser utilizada na educação. A pesquisa que foi desenvolvida para a construção desse trabalho veio a ser desenvolvida na escola municipal de Ensino Fundamental I e EJA. A escola fica localizada na Zona Rural da cidade de São José do Sabugi - PB. A Educação do Campo sempre foi vista como desnecessária pela sociedade e até mesmo pelas pessoas que habitavam o campo, dessa maneira a maioria das crianças cresciam sem frequentar a escola e assim se tornavam analfabetas. Porém com o passar dos anos e após muitas lutas travadas por uma educação melhor, as Escolas do Campo ganharam melhorias. Após a implantação dos Programas Pronacampo e ProInfo do Governo Federal, a inclusão digital e a internet chagaram as Escolas do Campo com uma nova perspectiva de ensino e como auxílio para os professores, mas junto com elas novos problemas surgiram como a falta de pessoal capacitado e a má utilização dos laboratórios. Pensando em todas as adversidades e desafios encontrados por professores e alunos, esse trabalho teve como finalidade realizar aulas nas quais eram utilizados métodos que envolvia recursos tecnológicos para que as TDIC fossem inseridas e utilizadas nas salas de aula, com o objetivo de observar como ocorre o processo de aprendizagem quando é utilizado uma nova ferramenta de aprendizagem. Buscando dessa maneira interligar a tecnologia ao contexto social e cultural no qual os alunos estão inseridos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Carolina Soares Ramos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia na Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação no Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão Digital |
pt_BR |
dc.title |
O impacto que o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação tem sobre a educação do campo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |