Resumo:
A Educação à distância tem demonstrado altos índices de crescimento nos últimos anos, e, apesar de ser considerada uma excelente alternativa de ensino, ainda enfrenta várias dificuldades, uma delas é a questão da evasão. O presente artigo teve como principal objetivo identificar fatores que influenciam a evasão e analisá-los a fim de propor uma reflexão sobre o alto índice de evasão recorrente nos cursos de educação técnica profissional de nível médio, na modalidade à distância, ministrados na Escola Técnica Estadual, oferecidos pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Educação Profissional, na cidade de São José do Egito-PE. Para a realização deste estudo de caso, foram coletados dados junto à coordenação dos cursos e aplicado um questionário contendo perguntas fechadas, dicotômicas e de múltipla escolha, e questões abertas, aplicado a uma amostra de estudantes que frequentam os referidos cursos. A partir da aplicação de questionários e posterior análise dos dados obtidos, constatou-se que os principais motivos para a evasão foram a falta de tempo para dedicar-se ao estudo e/ou questões financeiras. Durante a realização do nosso trabalho, fundamentamo-nos sobretudo nos estudos de Moore; Kearsley (2007), Moran (2002), Neves (2006) e na pesquisa AbraEAD (2008).
Descrição:
ANJOS FILHO, L. C. A evasão nos cursos de educação técnica profissional, na modalidade à distância, em São José do Egito – PE: um estudo de caso. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.