dc.description.abstract |
Diante das necessidades impostas pela nova sociedade da informação e da constante presença das tecnologias no cotidiano das comunidades, tem-se presenciado o surgimento de uma nova classe de cidadãos considerados digitalmente excluídos e, na tentativa de combater essa exclusão, várias organizações, sejam elas governamentais ou por parte da iniciativa privada, investem no sentido de disponibilizar centros de acesso às TICs. Com o intuito de conhecer a atuação desses centros de inclusão é que este trabalho propôs como objetivo geral analisar o papel dos telecentros comunitários como ferramenta de apoio no processo de inclusão digital da cidade de Itaporanga – PB – Brasil, sendo que para realização do estudo fez-se uso de uma pesquisa quantitativa do tipo descritiva, para a qual foi gerado um questionário e aplicado entre os usuários dos telecentros da referida cidade. Após o levantamento de informações, realizado nos telecentros, e a análise dos dados, coletados a partir dos questionários aplicados, verificou-se que apenas uma parcela reduzida da população itaporanguense utiliza os recursos tecnológicos presentes nesses ambientes de inclusão, entretanto, entre os frequentadores, pôde-se observar que esses centros têm cumprido suas tarefas básicas, que é a disponibilização de acesso grátis as TICs, no entanto, deixa a desejar no que diz respeito à preparação dos usuários para lidarem de forma eficiente com as novas tecnologias, não apenas usando esses equipamentos, mas se apropriando de todas as possibilidades neles contidas. |
pt_BR |