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Uma proposta curricular para a disciplina de informática educativa a ser implantada no ensino médio

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dc.contributor.author Abrantes, Maria Gracielly Lacerda de
dc.date.accessioned 2019-03-26T11:40:23Z
dc.date.available 2019-03-26T11:40:23Z
dc.date.issued 2011-11-16
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18989
dc.description ABRANTES, M. G. L. Uma proposta curricular para a disciplina de informática educativa a ser implantada no ensino médio. 2011. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O referido estudo tem como objetivo apresentar a necessidade de implantar a disciplina Informática no âmbito educacional para que possa ser inserida na Matriz Curricular do Ensino Médio, uma vez que, a inserção de recursos tecnológicos nas escolas com fins educativos, poderá contribuir de maneira significativa e proporcionar mudanças na prática docente. Neste sentido, esta pesquisa bibliográfica, seguida da pesquisa de campo tem a finalidade de analisar as contribuições da inserção da componente curricular: Informática Educativa no âmbito das escolas de Ensino Médio, tomando como referência a aplicação de um questionário, com o propósito de identificar as necessidades da comunidade escolar ao direcionamento do uso adequado da informática no processo de ensino-aprendizagem. A referida pesquisa de campo foi realizada em 02 (duas) Instituições de Ensino, sendo 01(uma) da rede pública e 01(uma) da rede privada, localizadas na cidade de Patos-PB. Os sujeitos envolvidos na pesquisa de campo foram 200 (duzentos) divididos em três categorias, conforme as funções exercidas, tais como: gestores, professores e alunos. Os dados obtidos foram tabulados para uma abordagem quantitativa traduzida em percentuais e, qualitativa através das interpretações e descrições observadas na perguntas subjetivas. Com o intuito de identificar as contribuições teóricas, estas foram pautadas nas observações epistemológicas dos seguintes autores: Borda e Penteado (2001), Grégoire (1996), Hetkowski (2004), Lima Junior (2005), Macedo (2007), Martinez (2004), Oliveira (1997), Sampaio e Leite (2004) e entre outros, os quais serviram de base para esse estudo. Observa-se ao final da pesquisa que os objetivos previstos foram alcançados, uma vez que, já existe a disciplina Informática Educativa em ambas as escolas e como os sujeitos pesquisados apontam sua necessidade e importância no âmbito do ensino médio. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edilene Araújo dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Informática na Educação pt_BR
dc.title Uma proposta curricular para a disciplina de informática educativa a ser implantada no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


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