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O referido estudo tem como objetivo apresentar a necessidade de implantar a disciplina Informática no âmbito educacional para que possa ser inserida na Matriz Curricular do Ensino Médio, uma vez que, a inserção de recursos tecnológicos nas escolas com fins educativos, poderá contribuir de maneira significativa e proporcionar mudanças na prática docente. Neste sentido, esta pesquisa bibliográfica, seguida da pesquisa de campo tem a finalidade de analisar as contribuições da inserção da componente curricular: Informática Educativa no âmbito das escolas de Ensino Médio, tomando como referência a aplicação de um questionário, com o propósito de identificar as necessidades da comunidade escolar ao direcionamento do uso adequado da informática no processo de ensino-aprendizagem. A referida pesquisa de campo foi realizada em 02 (duas) Instituições de Ensino, sendo 01(uma) da rede pública e 01(uma) da rede privada, localizadas na cidade de Patos-PB. Os sujeitos envolvidos na pesquisa de campo foram 200 (duzentos) divididos em três categorias, conforme as funções exercidas, tais como: gestores, professores e alunos. Os dados obtidos foram tabulados para uma abordagem quantitativa traduzida em percentuais e, qualitativa através das interpretações e descrições observadas na perguntas subjetivas. Com o intuito de identificar as contribuições teóricas, estas foram pautadas nas observações epistemológicas dos seguintes autores: Borda e Penteado (2001), Grégoire (1996), Hetkowski (2004), Lima Junior (2005), Macedo (2007), Martinez (2004), Oliveira (1997), Sampaio e Leite (2004) e entre outros, os quais serviram de base para esse estudo. Observa-se ao final da pesquisa que os objetivos previstos foram alcançados, uma vez que, já existe a disciplina Informática Educativa em ambas as escolas e como os sujeitos pesquisados apontam sua necessidade e importância no âmbito do ensino médio. |
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