dc.contributor.author |
Gomes, Mônica Rebecca de Figueiredo |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-26T12:50:39Z |
|
dc.date.available |
2019-03-26T12:50:39Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-14 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.33 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18999 |
|
dc.description |
GOMES, M. R. F. Alternativas didáticas e para além das alternativas: o uso das tecnologias midiáticas no ensino. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho monográfico traz uma discussão sobre as alternativas midiáticas no processo de ensino e aprendizagem. Essa análise permite a compreensão do educador contemporâneo da realidade, buscando formas pedagógicas de utilizá-la. Para isso, é necessário o conhecimento e interpretação para ser originada uma reflexão que se possa utilizar e dominar a tecnologia, não sendo o educador dominado por ela. Considerando os fatores gerais dentro do contexto educacional da atualidade e os desafios apresentados pela diversidade de tecnologias, esse estudo tem o objetivo de analisar o uso das tecnologias midiáticas como alternativas para o ensino. Justificado pela necessidade de abordagens atualizadas das alternativas didáticas dentro das tecnologias midiáticas para o ensino, podendo servir de fonte de informação das mesmas, favorecendo o destino da abordagem, auxiliando o professor na abertura de novas possibilidades e otimizando os resultados em sala de aula. Conclui-se que esses meios vêm sendo utilizados desde o princípio dos tempos para eliminar barreiras físicas e aumentar a acessibilidade do conteúdo. Na atualidade, os grandes veículos que se utilizam das tecnologias midiáticas são os cursos à distância, apresentando o diferencial da interatividade, o que favorece não apenas a acessibilidade do conteúdo, mas o nivelamento em relação ao receptor. Entende-se que tais tecnologias vão de acordo com os estudos de Paulo Freire e Jean Piaget, tornando-o melhor adaptado ao receptor do conteúdo, o que favorece a inclusão do conhecimento. Sendo assim, o uso dessas tecnologias na educação é constante, mas deve-se considerar a sua utilização como meios educacionais. Portanto, a busca de um objetivo claro diante deste foco se ampara na proteção dos preceitos e finalidade educacionais, não fugindo dos objetivos pedagógicos durante o processo de ensino e aprendizado. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Marília Felix da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia Midiática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Alternativas didáticas e para além das alternativas: o uso das tecnologias midiáticas no ensino |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |