UEPB - Repositório Digital

Alternativas didáticas e para além das alternativas: o uso das tecnologias midiáticas no ensino

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Mônica Rebecca de Figueiredo
dc.date.accessioned 2019-03-26T12:50:39Z
dc.date.available 2019-03-26T12:50:39Z
dc.date.issued 2017-12-14
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18999
dc.description GOMES, M. R. F. Alternativas didáticas e para além das alternativas: o uso das tecnologias midiáticas no ensino. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho monográfico traz uma discussão sobre as alternativas midiáticas no processo de ensino e aprendizagem. Essa análise permite a compreensão do educador contemporâneo da realidade, buscando formas pedagógicas de utilizá-la. Para isso, é necessário o conhecimento e interpretação para ser originada uma reflexão que se possa utilizar e dominar a tecnologia, não sendo o educador dominado por ela. Considerando os fatores gerais dentro do contexto educacional da atualidade e os desafios apresentados pela diversidade de tecnologias, esse estudo tem o objetivo de analisar o uso das tecnologias midiáticas como alternativas para o ensino. Justificado pela necessidade de abordagens atualizadas das alternativas didáticas dentro das tecnologias midiáticas para o ensino, podendo servir de fonte de informação das mesmas, favorecendo o destino da abordagem, auxiliando o professor na abertura de novas possibilidades e otimizando os resultados em sala de aula. Conclui-se que esses meios vêm sendo utilizados desde o princípio dos tempos para eliminar barreiras físicas e aumentar a acessibilidade do conteúdo. Na atualidade, os grandes veículos que se utilizam das tecnologias midiáticas são os cursos à distância, apresentando o diferencial da interatividade, o que favorece não apenas a acessibilidade do conteúdo, mas o nivelamento em relação ao receptor. Entende-se que tais tecnologias vão de acordo com os estudos de Paulo Freire e Jean Piaget, tornando-o melhor adaptado ao receptor do conteúdo, o que favorece a inclusão do conhecimento. Sendo assim, o uso dessas tecnologias na educação é constante, mas deve-se considerar a sua utilização como meios educacionais. Portanto, a busca de um objetivo claro diante deste foco se ampara na proteção dos preceitos e finalidade educacionais, não fugindo dos objetivos pedagógicos durante o processo de ensino e aprendizado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marília Felix da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Tecnologia Midiática pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Alternativas didáticas e para além das alternativas: o uso das tecnologias midiáticas no ensino pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta