UEPB - Repositório Digital

O uso do Software Luz do Saber na mediação de alunos com dificuldades em desenvolver a leitura e escrita: uma pesquisa interventiva com discentes do 3º ano do Ensino Fundamental I

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Josefa Jaliene Batista
dc.date.accessioned 2019-03-26T13:08:43Z
dc.date.available 2019-03-26T13:08:43Z
dc.date.issued 2017-12-07
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.334
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19009
dc.description PEREIRA, J. J. B. O uso do Software Luz do Saber na mediação de alunos com dificuldades em desenvolver a leitura e escrita: uma pesquisa interventiva com discentes do 3º ano do Ensino Fundamental I. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract As dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita têm sido identificadas como um dos motivos que afetam na eficácia do aprendizado e na autoestima do discente. Em virtude disso, este trabalho apresenta uma pesquisa com o software luz do saber como ferramenta de apoio no desenvolvimento dessa prática. Para verificar a efetividade desse software no processo de ensino/aprendizagem, realizou-se uma intervenção no laboratório de informática, com alunos do 3º ano do ensino fundamental I, da escola Santa Mônica, situada na cidade de Itaporanga - PB. Tal investigação teve como objetivo analisar se a utilização desse recurso pode incentivar a leitura e aperfeiçoar a escrita dos alunos que apresentam resistência a realizar esse ato. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionários para a docente da turma bem como para seus discentes, onde eles puderam avaliar o método de ensino empregado através do software e das atividades realizadas no decorrer da mediação. Os resultados obtidos nos mostra que tal aparato cumpriu parcialmente com o seu objetivo, observamos também que os estudantes evoluíram na aprendizagem da leitura e escrita e cessaram partes de suas dificuldades, no entanto, ainda possuem algumas limitações na ortografia das palavras e na decifração de textos complexos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alanna Camylla Coêlho Monteiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura e Escrita pt_BR
dc.subject Dificuldade de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Software Educacional pt_BR
dc.title O uso do Software Luz do Saber na mediação de alunos com dificuldades em desenvolver a leitura e escrita: uma pesquisa interventiva com discentes do 3º ano do Ensino Fundamental I pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta