Resumo:
O presente trabalho é parte de um relatório de pesquisa sobre o uso da tecnologia na educação, nas escolas públicas de Patos-PB-Brasil. Parte, das reflexões sobre as mudanças ocorridas quanto ao uso das tecnologias midiáticas pelos professores. Reforça a importância do planejamento pedagógico para o uso de tecnologias em atividades de ensino. Em alguns casos a utilização é mais frequente do que em outros, desses recursos midiáticos, professores e alunos compartilham experiências diariamente com as mais diversas mídias, o que favorece na transmissão de informação e serve de âncora para novas descobertas e aprendizagens. Para entendimento do assunto, foi pesquisado obras de Lévy (1998), Moran (2002) e Valente (1993). Para isso, seria interessante identificar no contexto acadêmico, como está sendo utilizados os recursos tecnológicos no auxílio à aprendizagem.Trata-se de uma pesquisa quati-qualitativa.Foram aplicados 3 (três) tipos de questionários destinados aos alunos, professores e Direção da escola. Foi constatado que na atualidade, o professor precisa ter consciência de que a sua contribuição no processo de ensino não será substituída pelas tecnologias. Elas, ao contrário, ampliam o seu campo de atuação, o espaço profissional é expandido, ao invés de extinto.
Descrição:
SILVA, E. R. Uso de tecnologias em situações de ensino: um estudo de caso sobre a utilização dos recursos midiáticos em escolas públicas de Patos - PB - Brasil. 2011. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.