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Análise da usabilidade do Kinect no auxílio de reabilitação motora em pacientes

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dc.contributor.author Silva, Camilla Jhoanne de Sousa Alencar Silva
dc.date.accessioned 2019-03-26T14:01:18Z
dc.date.available 2019-03-26T14:01:18Z
dc.date.issued 2018-11-27
dc.identifier.other 21. ed. CDD 615.82
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19029
dc.description SILVA, C. J. S. A. Análise da usabilidade do Kinect no auxílio de reabilitação motora em pacientes. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Devido a necessidade de deixar as sessões de fisioterapia mais divertidas e menos monótonas, sem deixar o tratamento convencional de fora, este trabalho surge para endereçar o uso de softwares no processo de reabilitação motora de pacientes. A literatura aponta que o uso de softwares estimula o próprio paciente, deixando uma sessão mais leve, descontraída e menos monótona, tirando o foco da dor que um possível tratamento tradicional possa acarretar. Partiu-se do pressuposto de que elementos de jogos presentes no Microsoft Kinect em um contexto de reabilitação motora possa encorajar pacientes de lesão medular a realizar sessões satisfatórias. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar a usabilidade do Kinect associado ao jogo Disney Fantasia: Music Evolved no processo de reabilitação motora a pacientes de lesão medular. Para tanto, foi elaborado e aplicado um Survey aos profissionais da área da fisioterapia com intuito de avaliar dimensões base de usabilidade: a utilidade, a satisfação e a facilidade de usar e aprender e, comparar o Kinect em relação aos tratamentos convencionais, com base nos comentários e observações feitas pelos aplicadores em relação à usabilidade, a fim de determinar as vantagens e limitações de cada método. Os resultados apontam que apesar do Kinect ser mais bem avaliado em comparação ao método tradicional, em todas as métricas, apenas em algumas características da métrica satisfação apresentou diferença significativa. O que dá fortes indícios, conforme comentado na literatura, que os elementos de jogos podem gerar maior empatia pelo paciente em tratamentos convencionais tirando o foco da dor em sessões de fisioterapia por ser um recurso agradável de usar e divertido quando comparado ao método tradicional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jucélio Soares dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Reabilitação motora pt_BR
dc.subject Gameterapia pt_BR
dc.subject Kinect pt_BR
dc.subject Usabilidade pt_BR
dc.title Análise da usabilidade do Kinect no auxílio de reabilitação motora em pacientes pt_BR
dc.type Other pt_BR


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