Resumo:
Com os meios de comunicação ficando cada vez mais automatizados, muitas tecnologias têm sido desenvolvidas para otimizar vários processos, como é o caso das Plataformas de Mensagens Instantâneas (IM), utilizadas em diversos setores, inclusive acadêmico. Os chatbots que integram IM são agentes de conversação que podem automatizar conversações de forma dinâmica e rápida sobre algum domínio de interesse. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um chatbot para auxiliar professores na identificação de objetivos educacionais. O domínio modelado para o chatbot foi o da Taxonomia de Bloom, metodologia de organização dos objetivos educacionais. Apenas o aspecto cognitivo da taxonomia foi modelado neste trabalho e o chatbot recebeu o nome Lira. O método para desenvolver a aplicação utilizou o framework presente na ferramenta Dialogflow, que auxilia no processo de construção de chatbot. Como resultado, o Lira se propõe a realizar três funções principais: identificar o nível cognitivo de uma questão de avaliação, auxiliar o professor na elaboração de um objetivo educacional, e sugere a mudança de nível para uma questão de avaliação. Após testes de verificação e validação foi observado que o chatbot Lira se comportou de forma correta para o domínio da taxonomia de Bloom com relação as suas três funções principais. Concluiu-se ao final da pesquisa que o Lira pode ser uma ferramenta bastante útil para auxiliar o professor na identificação dos objetivos educacionais da taxonomia de Bloom em suas atividades.
Descrição:
MENDES, R. P. S. Lira: Um chatbot para auxiliar professores na identificação dos objetivos educacionais. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.