Resumo:
O presente artigo aborda a utilização do software livre Tracker, que é destinado à vídeo-análise, como proposta de possibilitar uma alternativa para auxiliar as aulas de Física, dando suporte às atividades teóricas e experimentais. Essa ferramenta pode ser aplicada no ensino de Física, tanto na educação básica quanto no ensino superior, a fim de incrementar e facilitar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O programa possui uma interface gráfica bastante intuitiva e de fácil manuseio para quem tem conhecimentos básicos sobre informática. Com a vídeo-análise do Tracker, é possível abordar diversos conceitos da Física por meio de filmagens feitas com os smartphones, câmeras digitais e até mesmo webcam. Neste trabalho, abordamos como o uso do software pode contribuir para uma aprendizagem significativa e mostrar que seu uso pode suprir a falta de um laboratório didático. Tratamos aqui duas atividades experimentais: uma sobre o pêndulo simples e a outra sobre o sistema massa mola, ambas relacionadas ao Movimento Harmônico Simples, que também validam o programa como passível de aplicação no tempo didático de uma aula de laboratório típica e destacam seu potencial para o desenvolvimento de competências e habilidades importantes no tratamento de dados experimentais e na descrição dos fenômenos físicos.
Descrição:
LIMA JÚNIOR, P. B. Utilização do Software Tracker no Ensino de Física: aplicação no Movimento Harmônico Simples. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.