UEPB - Repositório Digital

Pensamento Computacional: Contribuição do Ensino de Lógica de Programação para Alunos de uma Escola Pública em Mãe D’água

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jamesson Abdênego Lopes
dc.date.accessioned 2019-03-26T20:51:40Z
dc.date.available 2019-03-26T20:51:40Z
dc.date.issued 2017-08-02
dc.identifier.other 21. ed. CDD 005.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19058
dc.description SILVA, J. A. S. Pensamento Computacional: Contribuição do Ensino de Lógica de Programação para Alunos de uma Escola Pública em Mãe D’água. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho foi utilizar o 1pensamento computacional na E.M.E.F Manoel Nunes Trindade, na cidade de Mãe D’Água (PB), com os alunos do 7º ano do ensino Fundamental II, no intuito de fomentar o desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos da turma citada e poder examinar o desenvolvimento dos mesmos usando como base suas notas na disciplina de matemática. Por meio da pesquisa-ação, houve a participação do pesquisador no ensino da teoria da Ciência da Computação, através de exercícios e jogos, levando o aluno a criar suas soluções e conclusões acerca dos problemas levantados em sala de aula, promovendo o pensamento computacional. Usou-se como base de estudo, o livro Computer Science Unplugged (Ensinando Ciência da Computação sem uso do computador), a plataforma de linguagem de programação LOGO Kturtle e testes executados nas Olímpiadas Brasileira de Matemática e nas Olimpíadas Brasileiras de Informática. Este trabalho não visou apenas ensinar computação aos alunos, mas desenvolver nos mesmos o interesse em olhar de forma mais objetiva e clara os problemas, buscando soluções mais rápidas e eficazes por meio do raciocínio lógico computacional. Os dados da pesquisa, e desempenho dos alunos, foram obtidos através dos exercícios executados em sala de aula, no laboratório de informática da escola e nos diários escolares do professor da disciplina de matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pablo Roberto Fernandes de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Raciocínio Lógico pt_BR
dc.subject Ciência da Computação pt_BR
dc.subject Pensamento Computacional pt_BR
dc.title Pensamento Computacional: Contribuição do Ensino de Lógica de Programação para Alunos de uma Escola Pública em Mãe D’água pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta