Resumo:
Este trabalho é um relato de experiência que teve como objetivo introduzir conceitos básicos da Física a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I por meio da experimentação e vivência cotidiana dos alunos de uma escola do campo localizada em um pequeno vilarejo na cidade de Catingueira - PB que adota o sistema de ensino multisseriado. Optou-se então por três atividades experimentais de baixo custo e de fácil construção, as quais foram trabalhadas em dois encontros extracurriculares de maneira a introduzir novos conceitos e trazer a tona conhecimentos primários da vivência dos alunos. Por meio dessa vivência, pôde-se perceber que essas classes multisseriadas, embora apresentem muitas dificuldades principalmente pela falta de estruturação, organização e pela heterogeneidade da turma, são um povo que merece ter uma educação de qualidade que seja condizente com a realidade da sua região.
Descrição:
SOARES, F. L. Ensino de Física no Sistema Multisseriado. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.