dc.description.abstract |
O uso da informática na Educação Infantil vem ganhando espaço nas discussões
entre os estudiosos no século XXI. O estudo aqui apresentado reflete sobre esta
temática e tem como objetivo apresentar como educandos e educadores de três (3)
instituições de Educação Infantil da cidade de Patos-PB interagem com as tecnologias
digitais da Informação e Comunicação (TDIC), dentro e fora do ambiente escolar.
Como duas são públicas e uma particular, intentou-se também analisar diferenças no
uso dessas tecnologias, de acordo com grupo atendido. Através de aplicação de
questionário com 20 professoras e 68 famílias dos alunos, este estudo de caso foi
elaborado a partir das ideias de Lèvy (1999), Prensky (2001), Palfrey e Gasser (2011)
que tratam do mundo digital e seus nativos; Kuhlmann Junior (2010), Kramer (2006)
e Oliveira (2010), que discutem Educação Infantil, entre outros. Verificou-se na
presente investigação que professores e alunos da escola particular investigada
utilizavam as TDIC dentro e fora do ambiente escolar. Os professores das duas
instituições públicas, em sua maioria, usavam as referidas tecnologias em sua vida
particular, por meio de computadores pessoais. Já as crianças das instituições
públicas não estavam inseridas no mundo digital, tanto na escola quanto fora dela.
Neste sentido, as creches públicas, até o momento desta pesquisa, não exploravam
as novas tecnologias em suas atividades deixando de proporcionar as crianças desta
etapa da Educação Básica experiências educativas no mundo digital. |
pt_BR |