UEPB - Repositório Digital

Um estudo de caso sobre as Tecnologias Digitais na Educação Infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Zênia Brito de
dc.date.accessioned 2019-03-26T21:08:27Z
dc.date.available 2019-03-26T21:08:27Z
dc.date.issued 2015-12-04
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19065
dc.description OLIVEIRA, Z. B. Um estudo de caso sobre as Tecnologias Digitais na Educação Infantil. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O uso da informática na Educação Infantil vem ganhando espaço nas discussões entre os estudiosos no século XXI. O estudo aqui apresentado reflete sobre esta temática e tem como objetivo apresentar como educandos e educadores de três (3) instituições de Educação Infantil da cidade de Patos-PB interagem com as tecnologias digitais da Informação e Comunicação (TDIC), dentro e fora do ambiente escolar. Como duas são públicas e uma particular, intentou-se também analisar diferenças no uso dessas tecnologias, de acordo com grupo atendido. Através de aplicação de questionário com 20 professoras e 68 famílias dos alunos, este estudo de caso foi elaborado a partir das ideias de Lèvy (1999), Prensky (2001), Palfrey e Gasser (2011) que tratam do mundo digital e seus nativos; Kuhlmann Junior (2010), Kramer (2006) e Oliveira (2010), que discutem Educação Infantil, entre outros. Verificou-se na presente investigação que professores e alunos da escola particular investigada utilizavam as TDIC dentro e fora do ambiente escolar. Os professores das duas instituições públicas, em sua maioria, usavam as referidas tecnologias em sua vida particular, por meio de computadores pessoais. Já as crianças das instituições públicas não estavam inseridas no mundo digital, tanto na escola quanto fora dela. Neste sentido, as creches públicas, até o momento desta pesquisa, não exploravam as novas tecnologias em suas atividades deixando de proporcionar as crianças desta etapa da Educação Básica experiências educativas no mundo digital. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Ciberinfância pt_BR
dc.title Um estudo de caso sobre as Tecnologias Digitais na Educação Infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta