dc.contributor.author |
Pereira, Tiago Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-26T22:11:54Z |
|
dc.date.available |
2019-03-26T22:11:54Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.334 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19084 |
|
dc.description |
PEREIRA, T. O. Acessibilidade computacional na formação dos licenciados em computação do Campus VII da UEPB. 2010. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ao começar sua vida acadêmica no ensino superior, o aluno encontra várias metas e obstáculos a serem vencidos até sua conclusão. O presente artigo tem como principal objetivo identificar o perfil dos alunos que se encontram na iminência de concluir o curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba, no campus VII, na cidade de Patos, onde o mesmo é oferecido, no que diz respeito o conhecimento/habilidade de ferramentas computacionais que promovam acessibilidade e em seguida, traçar um paralelo com a proposta de egresso oferecida no projeto político pedagógico da referida universidade. Uma vez identificada uma realidade que aponte determinados casos de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, surge a necessidade que capacitação de profissionais para lidar com esse público. Após anos de estudos, é claramente visto que os alunos concluintes desse curso possuem uma grande e extensiva formação computacional em suas mais variadas subáreas, sobretudo não se é identificada uma formação acerca da habilidade no manuseio com dispositivos computacionais que facilitem a inclusão digital aos alunos que possuem necessidades especiais, sendo elas motoras ou perceptivas. Para tanto, foi elaborado um questionário com perguntas objetivas a serem aplicados no último período do citado curso nos turnos manhã e noite. E seus resultados expostos de forma a classificar e identificar esse profissional que está prestes a ingressar no mercado de trabalho. O resultado da pesquisa aponta que o projeto político pedagógico está atingido sua meta ao lançar no mercado, bons profissionais para o exercício de sua docência e qualificação tecnológica, contudo ainda não possuem interação com as chamadas tecnologias assistivas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Pablo Ribeiro Suárez |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Computação na Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia Assitiva |
pt_BR |
dc.title |
Acessibilidade computacional na formação dos licenciados em computação do Campus VII da UEPB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |