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Acessibilidade computacional na formação dos licenciados em computação do Campus VII da UEPB

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dc.contributor.author Pereira, Tiago Oliveira
dc.date.accessioned 2019-03-26T22:11:54Z
dc.date.available 2019-03-26T22:11:54Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.334
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19084
dc.description PEREIRA, T. O. Acessibilidade computacional na formação dos licenciados em computação do Campus VII da UEPB. 2010. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Ao começar sua vida acadêmica no ensino superior, o aluno encontra várias metas e obstáculos a serem vencidos até sua conclusão. O presente artigo tem como principal objetivo identificar o perfil dos alunos que se encontram na iminência de concluir o curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba, no campus VII, na cidade de Patos, onde o mesmo é oferecido, no que diz respeito o conhecimento/habilidade de ferramentas computacionais que promovam acessibilidade e em seguida, traçar um paralelo com a proposta de egresso oferecida no projeto político pedagógico da referida universidade. Uma vez identificada uma realidade que aponte determinados casos de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, surge a necessidade que capacitação de profissionais para lidar com esse público. Após anos de estudos, é claramente visto que os alunos concluintes desse curso possuem uma grande e extensiva formação computacional em suas mais variadas subáreas, sobretudo não se é identificada uma formação acerca da habilidade no manuseio com dispositivos computacionais que facilitem a inclusão digital aos alunos que possuem necessidades especiais, sendo elas motoras ou perceptivas. Para tanto, foi elaborado um questionário com perguntas objetivas a serem aplicados no último período do citado curso nos turnos manhã e noite. E seus resultados expostos de forma a classificar e identificar esse profissional que está prestes a ingressar no mercado de trabalho. O resultado da pesquisa aponta que o projeto político pedagógico está atingido sua meta ao lançar no mercado, bons profissionais para o exercício de sua docência e qualificação tecnológica, contudo ainda não possuem interação com as chamadas tecnologias assistivas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pablo Ribeiro Suárez pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Computação na Educação pt_BR
dc.subject Tecnologia Assitiva pt_BR
dc.title Acessibilidade computacional na formação dos licenciados em computação do Campus VII da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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