Resumo:
Desenvolver uma metodologia e prática de ensino para atuar em sala de aula, assim
como se adequar as novas tecnologias é um grande desafio à formação docente.
Atualmente existem diversos programas que buscam valorizar e contribuir com a
formação de professores de Geografia, como por exemplo o PIBID. O presente
trabalho tem como objetivo discutir a importância do PIBID para a formação docente
na escola Cidadã Integral Professor José Soares de Carvalho localizada na cidade de
Guarabira-PB na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com base na experiência
realizada sob a participação do Subprojeto Geografia PIBID/UEPB. Para a construção
deste trabalho foi feito um levantamento de material bibliográfico para o embasamento
teórico, descrição e análise de algumas atividades que foram realizadas nas turmas
de EJA no ano de 2017 e registro fotográfico. Durante o período de vivência na escola
foi realizado planejamentos, regências e desenvolvida diversas atividades, entre as
quais foram relatadas neste trabalho o quiz geográfico, seminários temáticos e
produção de maquetes. Conclui-se que o PIBID contribuiu de forma primorosa para a
formação docente na medida que, permitiu o contato do aluno de licenciatura com o
ambiente escolar, nos permitindo assim desenvolver metodologias de ensino, além de
pensar alternativas e meios para dinamizar as aulas de Geografia.
Descrição:
ARAÚJO, D. dos S. Importância do PIBID para o ensino de Geografia e formação de docentes. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.