dc.description.abstract |
O lúdico pode ser utilizado na sala de aula pelo educador como técnica metodológica voltada
à aprendizagem, e através da ludicidade os alunos irão adquirindo conhecimentos de forma
prazerosa, concreta, de forma mais significativa, resultando em uma educação eficaz e de
qualidade. Este trabalho integra a linha de pesquisa: ESTUDOS E CIDADANIA: “O
LÚDICO E A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
DOS PROFESSORES NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA EM
PIRPIRITUBA-PB, e teve como objetivo analisar as concepções dos professores de Educação
Infant. O LÚDICO E A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INANTIL: Concepções e
Práticas dos li a respeito do brincar, bem como as atividades lúdicas desenvolvidas pelos
mesmos, foram analisadas salas do pré-escolar (de quatro a cinco anos de idade). Utilizou-se
uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, como também, bibliográfica. Como
instrumento metodológico para a coleta de dados foi feita a elaboração de uma entrevista com
05 (cinco) questões abertas destinadas a 04 (quatro) professores que atuam na Educação
Infantil (Jardim I e II), com o intuito de analisar o uso de técnicas lúdicas nas aulas de
Geografia na prática pedagógica do professor. Na pesquisa bibliográfica, foram relevantes a
leitura de autores, tais como: FRIEDMANN, (2003); KISHIMOTO, (2000); MOYLES,
(2002); SACRAMENTO, ANTUNES, SANTANA (2015), dentre outros. Na pesquisa de
campo, verificou-se que os professores veem o lúdico como uma ferramenta pedagógica e
após a etapa de coleta de dados seguiu-se a sistematização dos resultados. As informações
aqui contidas, nos faz concluir que os jogos e brincadeiras utilizados em sala de aula, são
vistos como atividade lúdicas privilegiadas de sociabilização e aprendizagem garantindo a
interação e a construção de saberes na realidade em que as crianças estão inseridas, tornando-
as construtoras de suas histórias e desenvolvendo uma relação de apropriação do espaço
geográfico. |
pt_BR |