UEPB - Repositório Digital

O lúdico e a geografia na educação infantil: concepções e práticas dos professores na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida em Pirpirituba/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Ticiane Felipe dos
dc.date.accessioned 2019-03-28T17:09:23Z
dc.date.available 2019-03-28T17:09:23Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19117
dc.description SANTOS, T. F. dos. O lúdico e a geografia na educação infantil: concepções e práticas dos professores na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida em Pirpirituba/PB. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O lúdico pode ser utilizado na sala de aula pelo educador como técnica metodológica voltada à aprendizagem, e através da ludicidade os alunos irão adquirindo conhecimentos de forma prazerosa, concreta, de forma mais significativa, resultando em uma educação eficaz e de qualidade. Este trabalho integra a linha de pesquisa: ESTUDOS E CIDADANIA: “O LÚDICO E A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA EM PIRPIRITUBA-PB, e teve como objetivo analisar as concepções dos professores de Educação Infant. O LÚDICO E A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO INANTIL: Concepções e Práticas dos li a respeito do brincar, bem como as atividades lúdicas desenvolvidas pelos mesmos, foram analisadas salas do pré-escolar (de quatro a cinco anos de idade). Utilizou-se uma pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, como também, bibliográfica. Como instrumento metodológico para a coleta de dados foi feita a elaboração de uma entrevista com 05 (cinco) questões abertas destinadas a 04 (quatro) professores que atuam na Educação Infantil (Jardim I e II), com o intuito de analisar o uso de técnicas lúdicas nas aulas de Geografia na prática pedagógica do professor. Na pesquisa bibliográfica, foram relevantes a leitura de autores, tais como: FRIEDMANN, (2003); KISHIMOTO, (2000); MOYLES, (2002); SACRAMENTO, ANTUNES, SANTANA (2015), dentre outros. Na pesquisa de campo, verificou-se que os professores veem o lúdico como uma ferramenta pedagógica e após a etapa de coleta de dados seguiu-se a sistematização dos resultados. As informações aqui contidas, nos faz concluir que os jogos e brincadeiras utilizados em sala de aula, são vistos como atividade lúdicas privilegiadas de sociabilização e aprendizagem garantindo a interação e a construção de saberes na realidade em que as crianças estão inseridas, tornando- as construtoras de suas histórias e desenvolvendo uma relação de apropriação do espaço geográfico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sharlene da Silva Bernardino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title O lúdico e a geografia na educação infantil: concepções e práticas dos professores na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida em Pirpirituba/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta