Resumo:
Diante da condição de que as instituições públicas são responsáveis pela criação e guarda de grandes volumes de massa documental, a presente pesquisa busca discutir a relação entre a gestão ambiental e a gestão de documentos com o objetivo geral de investigar a ocorrência de práticas socioambientais na gestão documental do Arquivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com base nos eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Governo Federal, desenvolvido como política pública de sustentabilidade. Em termos específicos, objetivou-se: descrever as atividades de descarte de documentos em suporte de papel da instituição; destacar a importância do Arquivista como mediador entre a gestão documental e a gestão ambiental e propor a prática dos 5 R’s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) na gestão de documentos. Caracterizada como um estudo de campo, esta pesquisa se deu por meio de uma abordagem exploratória-descritiva de natureza qualitativa e a coleta de dados ocorreu através da realização de entrevista semiestruturada e do preenchimento de um checklist. Os resultados mostram que apesar do TRE-PB não possuir a aderência formal da A3P, a gestão documental do Arquivo tem suas atividades baseadas no que é estabelecido na agenda como sendo social e ambientalmente correto, principalmente no que diz respeito ao descarte de documentos. Também foi possível destacar a suma importância do Arquivista no cumprimento de medidas e da realização das atividades arquivísticas conciliando sua função com a utilização racional dos recursos ambientais.
Descrição:
PONTES, L. C. S. de. Responsabilidade socioambiental: práticas aplicadas na gestão documental do arquivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]