Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo relatar e destacar a importância da formação
inicial e continuada de professores de Geografia, através da qualificação para o
início da docência, com base nas experiências vivenciadas através do PIBID –
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em parceria com a Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho,
localizada no município de Guarabira-PB. Qualificado como um relato de experiência
foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas, observações e participações nas
aulas de Geografia nas turmas do 2º e 3º anos do ensino médio, proporcionadas
pelo programa na referida escola da rede pública de ensino. O programa além de
contribuir para a valorização do magistério, facilitando a integração entre teoria e
prática, contribui para a formação de professores oportunizando um contato
preliminar e relevante com a sala de aula, possibilitando rever nossas práticas para
melhorias na relação de ensino-aprendizagem entre professores e alunos. Os
resultados foram considerados positivos. Com o apoio e, sob a supervisão da
professora supervisora na escola mencionada, as atividades propostas foram
desenvolvidas de maneira significativa, mostrando a participação ativa dos alunos.
Descrição:
SILVA, E. S. C. da. A importância do PIBID na formação inicial e continuada de professores de Geografia. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.