Resumo:
Processos de ensino aprendizagem nas interações em ambientes virtuais, permitidos pelos avanços da tecnologia, constituem-se num novo ramo de pesquisa e estão provocando transformações profundas, estimulando novas maneiras de aprender que não estão ao alcance da escola. O crescimento de Tecnologias de Informação detém um posicionamento de destaque nas metodologias de Ensino e Aprendizagem pela sua capacidade inovadora e efetiva. A utilização de tecnologias dentro de sala de aula transmite informações de forma mais dinâmica entre os alunos, permitindo aos professores uma aula mais atraente. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi de fazer uma análise do uso das Tecnologias de Informações e Comunicação no contexto educacional dentro da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no município de Sousa no sertão paraibano. A coleta de dados se deu por intermédio de entrevistas com 40 pessoas. A coleta de dados se realizou por meio de um questionário semi-estruturado, aplicado entre 32 alunos e 8 professores de fevereiro e março de 2017. Após a obtenção e compilação dos dados pode se observar o agrupamento das variáveis sócio e demográfico dos estudantes. Entre as principais constatações deste trabalho, destaca-se o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em um processo de comunicação na busca do conhecimento. Constataram-se também sugestões dadas pelos estudantes para que a escola traçasse estratégias de melhorias para desenvolver o uso de recursos tecnológicos dentro da sala de aula.
Descrição:
NASCIMENTO, D. F. A utilização das tecnologias de informação e comunicação para o aprendizado entre alunos do ensino médio de uma instituição em Sousa. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.