dc.contributor.author |
Almeida, Ana Maria da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-13T17:56:06Z |
|
dc.date.available |
2019-05-13T17:56:06Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-18 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19304 |
|
dc.description |
ALMEIDA, A. M. S. Leitura nos anos iniciais. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho aponta para a importância da leitura no desenvolvimento da criança com ênfase nos anos iniciais, bem como a importância de uma gestão eficiente na qualidade do ensino. A presente pesquisa intitulado A leitura nos anos iniciais tem como objetivo objetivo geral analisar a prática de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como objetivos específicos compreender os processos de aquisição da leitura; Identificar dificuldades no ensino e aprendizagem da leitura e refletir sobre a importância da leitura na formação dos alunos. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de acordo com a classificação de Gil (2009). Como procedimentos metodológicos referentes a pesquisa bibliográfica apresentamos: escolha e seleção do tema; elaboração do plano de trabalho; localização das obras de referência da temática em estudo; análise e interpretação crítica do material coletado e redação ou elaboração da monografia. Como principais referências teóricas para este trabalho citamos Ângela Kleiman, Marisa Lajolo; Luís Carlos Cagliari, além dos documentos oficiais entre eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os Referenciais Curriculares. A leitura tem um papel relevante e contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, compreender a relação entre a fala e a escrita e favorecer a aprendizagem das determinações sobre a escrita. Os resultados obtidos servem para diagnosticar a realidade da nossa educação e a grande necessidade de investimento na formação de um leitor crítico proficiente, tão precioso em nossa sociedade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Nádia Farias dos Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Leitura nos anos iniciais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |