UEPB - Repositório Digital

Leitura nos anos iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Ana Maria da Silva
dc.date.accessioned 2019-05-13T17:56:06Z
dc.date.available 2019-05-13T17:56:06Z
dc.date.issued 2014-07-18
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19304
dc.description ALMEIDA, A. M. S. Leitura nos anos iniciais. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aponta para a importância da leitura no desenvolvimento da criança com ênfase nos anos iniciais, bem como a importância de uma gestão eficiente na qualidade do ensino. A presente pesquisa intitulado A leitura nos anos iniciais tem como objetivo objetivo geral analisar a prática de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como objetivos específicos compreender os processos de aquisição da leitura; Identificar dificuldades no ensino e aprendizagem da leitura e refletir sobre a importância da leitura na formação dos alunos. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de acordo com a classificação de Gil (2009). Como procedimentos metodológicos referentes a pesquisa bibliográfica apresentamos: escolha e seleção do tema; elaboração do plano de trabalho; localização das obras de referência da temática em estudo; análise e interpretação crítica do material coletado e redação ou elaboração da monografia. Como principais referências teóricas para este trabalho citamos Ângela Kleiman, Marisa Lajolo; Luís Carlos Cagliari, além dos documentos oficiais entre eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os Referenciais Curriculares. A leitura tem um papel relevante e contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, compreender a relação entre a fala e a escrita e favorecer a aprendizagem das determinações sobre a escrita. Os resultados obtidos servem para diagnosticar a realidade da nossa educação e a grande necessidade de investimento na formação de um leitor crítico proficiente, tão precioso em nossa sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nádia Farias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Leitura nos anos iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta