dc.contributor.author |
Costa, Célia Batista do Nascimento |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-13T17:57:32Z |
|
dc.date.available |
2019-05-13T17:57:32Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-25 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19308 |
|
dc.description |
COSTA, C. B. N. Leitura além da decifração de códigos na educação infantil. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O desenvolvimento da capacidade leitora é um exercício constante que deve ser estimulado desde cedo pela família como também pela escola.Quando esse hábito não é despertado pelo primeiro grupo social no qual a criança está inserida,esse trabalho torna-se muito mais exigente e complexo,ficando por competência da escola desenvolver estratégias de ensino desde a fase inicial, que é a educação infantil de modo que sejam apresentadas possibilidades que contemplem os eixos da língua portuguesa, trilhando caminhos que integrem os saberes de alfabetização e letramento numa perspectiva lúdica. E para garantir esses direitos de aprendizagem faz-se necessário que o educador seja um leitor proficiente e capacitado. Nesse artigo, enfatiza-se a necessidade de ver a leitura na Educação Infantil além da percepção e decifração de letras e números. É preciso formar leitores eficientes desde cedo.Sendo assim, o professor deve ser um sujeito estimulador e inovador que faz a diferença nessa missão. Nessa perspectiva, abordaremos com esse artigo, a importância da leitura como fator de estímulo para o desenvolvimento das capacidades cognitivas relacionadas a compreensão, interação e interpretação da leitura desde a educação infantil. Para a construção deste, passamos por três etapas nos estágios supervisionados I, II e III,culminando neste trabalho de conclusão do curso de pedagogia na modalidade PARFOR, resultado de pesquisa por meio de livros,artigos da internet e concepções construídas pela autora, ao longo desse processo no campo de estágio(escola). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kilmara Rodrigues dos Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio |
pt_BR |
dc.title |
Leitura além da decifração de códigos na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |