UEPB - Repositório Digital

Leitura além da decifração de códigos na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Célia Batista do Nascimento
dc.date.accessioned 2019-05-13T17:57:32Z
dc.date.available 2019-05-13T17:57:32Z
dc.date.issued 2017-11-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19308
dc.description COSTA, C. B. N. Leitura além da decifração de códigos na educação infantil. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O desenvolvimento da capacidade leitora é um exercício constante que deve ser estimulado desde cedo pela família como também pela escola.Quando esse hábito não é despertado pelo primeiro grupo social no qual a criança está inserida,esse trabalho torna-se muito mais exigente e complexo,ficando por competência da escola desenvolver estratégias de ensino desde a fase inicial, que é a educação infantil de modo que sejam apresentadas possibilidades que contemplem os eixos da língua portuguesa, trilhando caminhos que integrem os saberes de alfabetização e letramento numa perspectiva lúdica. E para garantir esses direitos de aprendizagem faz-se necessário que o educador seja um leitor proficiente e capacitado. Nesse artigo, enfatiza-se a necessidade de ver a leitura na Educação Infantil além da percepção e decifração de letras e números. É preciso formar leitores eficientes desde cedo.Sendo assim, o professor deve ser um sujeito estimulador e inovador que faz a diferença nessa missão. Nessa perspectiva, abordaremos com esse artigo, a importância da leitura como fator de estímulo para o desenvolvimento das capacidades cognitivas relacionadas a compreensão, interação e interpretação da leitura desde a educação infantil. Para a construção deste, passamos por três etapas nos estágios supervisionados I, II e III,culminando neste trabalho de conclusão do curso de pedagogia na modalidade PARFOR, resultado de pesquisa por meio de livros,artigos da internet e concepções construídas pela autora, ao longo desse processo no campo de estágio(escola). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kilmara Rodrigues dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Estágio pt_BR
dc.title Leitura além da decifração de códigos na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta